Ministério do Esporte Presidente do CPB traça metas e define projetos para competições internacionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Presidente do CPB traça metas e define projetos para competições internacionais

Andrew Parsons destaca o apoio do Ministério do Esporte na preparação para os Jogos Paralímpicos de Londres

LOC/REPÓRTER: Em 2011, o paradesporto brasileiro mostrou raça e se consagrou nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México. A delegação brasileira conquistou cento e noventa e sete medalhas e nenhum outro país conseguiu mais medalhas de ouro, de prata ou de bronze. Foram oitenta e uma de ouro, sessenta e uma de prata e cinquenta e cinco de bronze. O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, comenta que o apoio do Ministério do Esporte foi fundamental para o sucesso em Guadalajara.

TEC/SONORA - Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons

"Não é fácil conseguir esse resultado. É fruto de muito planejamento e de uma parceria muito afinada com o Ministério do Esporte. Não só no que diz respeito a recursos vindo diretamente para o Comitê Paralímpico. Quer dizer, óbvio que houve uma participação muito grande do ministério na nossa operação Guadalajara, então houve recursos do ministério, houve convênio específico para a nossa participação lá. Mas todo esse conjunto de iniciativas do ministério, como o Bolsa-Atleta, por exemplo, foi fundamental para o nosso resultado do Parapan. Setenta e três por cento da nossa delegação em Guadalajara é beneficiária do programa Bolsa-Atleta. Então, uma série de políticas, de planos que, combinados, ajudam a impulsionar o movimento paralímpico pra frente."

LOC/REPÓRTER: Pouco depois da vitória no México, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro esteve com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para agradecer o apoio ao paradesporto brasileiro e falar sobre necessidades, projetos e metas para as próximas competições mundiais. A começar pelas Paralimpíadas de Londres, este ano. O CPB coordena o projeto de preparação para agosto, quando começam os Jogos. Entre os preparativos, está a compra de uma embarcação específica para que uma dupla de vela, qualificada para as Paralimpíadas, possa treinar aqui no Brasil. De acordo com Andrew Parsons, a meta do comitê é alcançar o sétimo lugar em Londres, o primeiro lugar nos Jogos Parapan-Americanos de 2015, em Toronto, e o quinto lugar no quadro geral de medalhas nas Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para isso, é preciso fortalecer a parceria com o Ministério do Esporte. O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro avalia que o governo tem uma preocupação especial voltada às pessoas com deficiência.

TEC/SONORA - Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons

"Nós temos um número muito alto de acidentados, de pessoas que adquirem uma sequela permanente por causa do trânsito, e o esporte é uma forma de reinserção dessas pessoas na sociedade, de exercício da cidadania, de promoção da sua reabilitação. Então, o ministro Aldo foi muito sensível não só ao esporte paralímpico, no alto rendimento, mas ao esporte para pessoas com deficiência como ferramenta. E é uma das missões do Comitê Paralímpico Brasileiro: não só conquistar medalhas de ouro em Paralimpíada, mas proporcionar o acesso e universalizar o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva de uma forma geral."

LOC/REPÓRTER: O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro destacou que o Ministério do Esporte e o CPB têm um importante papel social no movimento paralímpico brasileiro.

Reportagem: Juliana Costa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla