Ministério do Esporte Ministro Aldo Rebelo defende a criação de uma política nacional de esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro Aldo Rebelo defende a criação de uma política nacional de esporte

O ministro do Esporte participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira

LOC/REPÓRTER: O esporte brasileiro não pode viver apenas de programas sociais e convênios. Foi o que afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante audiência na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira. Segundo o ministro, é preciso criar uma política nacional do esporte, a exemplo dos setores da Saúde e da Educação. Para ele, o papel do Ministério do Esporte seria o de gestor dessa política, que deveria ser desenvolvida com governos estaduais e municipais.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte - Aldo Rebelo

"Creio que esse é um desenho que deve ser buscado como política nacional de esporte. Não o ministério realizar diretamente os programas, mas o ministério traçar as diretrizes, elaborar a política, definir o padrão, distribuir as responsabilidades e repassar os recursos para que estados e municípios façam a sua parte."

LOC/REPÓRTER: Segundo Aldo Rebelo, a definição de uma política nacional de esporte ajudaria na melhoria da aplicação dos recursos para o setor e tornaria a fiscalização mais fácil e consistente, como já acontece com outros ministérios, como o da Educação.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte - Aldo Rebelo

"É muito difícil para o Ministério da Educação fiscalizar um convênio realizado lá na cidade de Tabatinga, na fronteira do Amazonas com o Peru, ou em Santana do Livramento, na fronteira do Brasil com o Uruguai. O município, não. O município está ali presente, o munícipio pode acompanhar, porque lá está o prefeito, lá está a Câmara Municipal, a imprensa local pode acompanhar."

LOC/REPÓRTER: O ministro falou ainda do papel das organizações não-governamentais. Para ele, as ONGs são importantes, mas jamais podem substituir o Estado no desenvolvimento de políticas públicas para a população. Além das diretrizes do Ministério do Esporte para os próximos anos, Aldo Rebelo explicou aos deputados como anda a preparação brasileira para a Copa e as Olímpiadas.

Reportagem: Francisco Junior

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla