Ministério do Esporte Câmara Temática promove debate sobre sustentabilidade das arenas da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Câmara Temática promove debate sobre sustentabilidade das arenas da Copa

O objetivo é promover a troca de experiências em certificação de construção sustentável

LOC/REPÓRTER: Representantes das cidades-sede, da FIFA, do Comitê Organizador Local e do Ministério do Esporte se reuniram nesta quarta-feira, em Brasília, na Primeira Oficina Sobre Certificação e Gestão Sustentável das Arenas da Copa 2014. O encontro faz parte da agenda organizada pela Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo, a CTMAS. O objetivo do seminário é apresentar o andamento do processo de certificação de construção sustentável nos 12 estádios da Copa, como explica o coordenador da CTMAS, Cláudio Langone.

TEC/SONORA: Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 - Cláudio Langone

"A Copa no Brasil vai ser a primeira em que todas as arenas vão ter um padrão de certificação de construção sustentável. E discutir a relação da obtenção dessa certificação com as práticas de gestão no estádio pós-construção. Nós não estamos preocupados só em ter uma obra que incorpore elementos de sustentabilidade, mas nós temos uma preocupação de ter práticas de gestão posterior do estádio, que dê sequência a esse investimento. Porque uma grande parte do projeto de certificação está fundada na ideia de que haverá uma diminuição do custo médio de manutenção do estádio em aspectos importantes como o uso de água, energias e outros."

LOC/REPÓRTER: Cláudio Langone explica como tem sido aplicada a questão da sustentabilidade nas obras dos estádios da Copa.

TEC/SONORA: Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 - Cláudio Langone

"A destinação adequada do material dos resíduos da construção civil decorrentes da demolição foi a primeira lição e praticamente todos, ao invés de mandar esse resíduo para aterro, estão fazendo o reaproveitamento desse material na própria obra do estádio, gerando uma economia. Outro aspecto importante é que os projetos em geral estão considerando o recolhimento da água da chuva para irrigação, a reservação dessa água e o reuso dessa água nos estádios. Outro aspecto importante é sistema de iluminação eficiente e ventilação natural. E uso de materiais certificados de sustentabilidade, como, por exemplo, madeira, tintas e outros materiais que já existem no mercado que tem certificação. O aspecto de energia é um aspecto bastante importante: estão fazendo para adotar a instalação de painéis fotovoltaicos."

LOC/REPÓRTER: O coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo, Cláudio Langone, lembrou que os painéis de debate de Certificação e Gestão Sustentável das Arenas da Copa 2014 vão até esta quinta-feira.

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla