Ministério do Esporte Dilma Rousseff elogia o Bolsa-Atleta e diz que o programa deve ser ampliado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Dilma Rousseff elogia o Bolsa-Atleta e diz que o programa deve ser ampliado

Resultado do Parapan de Guadalajara entusiasmou a presidenta da República

LOC/REPÓRTER: A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira, que é preciso ampliar o programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. A presidenta recebeu, no Palácio do Planalto, oitenta e cinco atletas da delegação brasileira que disputou os Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara. O resultado do Brasil chamou a atenção de Dilma Rousseff. Para a presidenta, o apoio que o governo federal vem dando aos atletas por meio do Bolsa-Atleta teve um grande retorno.

TEC/SONORA - Presidenta da República, Dilma Rousseff

"Este investimento do país em vocês está pra lá de bem atendido e de bem, eu diria assim, recompensado. Porque é muito bom a gente ver um grupo tão grande de brasileiros e de brasileiras ter esse desempenho que vocês tiveram. Vocês deixaram pra lá países com uma tradição esportiva. Quero dizer pra vocês: eu tenho certeza que 'cês? vão voltar de Londres ainda mais bem sucedidos do que foram no México."

LOC/REPÓRTER: Dilma Rousseff considerou fabuloso o empenho dos atletas no Parapan de Guadalajara e acrescentou que os medalhistas deixaram o país orgulhoso. O Brasil ficou em primeiro lugar, com cento e noventa e sete medalhas - oitenta e uma de ouro, sessenta e uma de prata e cinquenta e cinco de bronze. O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, comenta que o apoio aos atletas foi essencial para que o Brasil terminasse o Parapan no topo do quadro geral de medalhas.

TEC/SONORA - Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons

"Setenta e três por cento desses atletas aqui são beneficiários do programa Bolsa-Atleta. Sem esse tipo de programa, sem esse apoio do governo federal, sem os convênios que nós fazemos com o Ministério do Esporte e sem o apoio fundamental de parceiros, de empresas estatais, como Caixa Econômica Federal, como Infraero, nós não teríamos esse resultado aqui. Por isso, presidenta, eu venho, mais do que me congratular com os atletas brasileiros, agradecer o governo federal na sua pessoa e dizer muito obrigado, continue apoiando o movimento paraolímpico no nosso país, porque essas pessoas aqui - mais do que esses atletas -, essas pessoas merecem."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, nenhum outro país superou o Brasil em número de medalhas de ouro, de bronze ou de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. O nadador Andre Brasil, que conquistou seis medalhas de ouro no México, recebe o Bolsa-Atleta e diz que o benefício é uma segurança e um incentivo para continuar a carreira.

TEC/SONORA - Nadador Andre Brasil

"Há um tempo atrás, o Bolsa-Atleta não era permitido para pessoas que já eram patrocinadas, assim como eu e o Daniel (Dias). A gente vem transformando isso. Hoje, pessoas patrocinadas podem ter o incentivo do governo, que, para nós, é uma tranqüilidade muito grande para se dedicar, porque isso é o nosso trabalho. A gente sabe que, enquanto desportista, isso tem um prazo. Enquanto eu tiver resultado, eu vou ter o foco. O dia em que eu não mais tiver, é o momento que eu vou estar saindo do esporte. Mas, se a gente não tiver esse apoio, se a gente não tiver essa tranqüilidade, como que eu vou conseguir fazer isso realidade?"

LOC/REPÓRTER: Assim como Andre Brasil, o nadador Daniel Dias, que conquistou onze medalhas em Guadalajara, também recebe o Bolsa-Atleta. Na avaliação dele, o programa faz diferença no esporte.

TEC/SONORA - Nadador Daniel Dias

"Pra gente que é atleta, é fantástico isso. Você ter esse apoio do governo, que é uma coisa que a gente sempre batalhou pra ter, e aí você ver tanto no esporte olímpico como no paraolímpico existe essa ajuda, é fantástico - direitos iguais - e a gente sempre trabalhou pra isso."

LOC/REPÓRTER: Daniel Dias está no grupo dos setenta e nove por cento de bolsistas responsáveis pelas medalhas que o Brasil conquistou nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla