Ministério do Esporte Bronze no Pan, Wellington Barbosa destaca o apoio do Bolsa-Atleta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bronze no Pan, Wellington Barbosa destaca o apoio do Bolsa-Atleta

O carateca afirma que só a ajuda financeira permite dedicação ao esporte

LOC/REPÓRTER:
Com apenas vinte e um anos de idade, o carateca Wellington Barbosa já tem um currículo extenso no esporte. O atleta conquistou títulos importantes, como o tetracampeonato brasileiro, o tricampeonato Pan-Americano júnior e o quarto lugar no Mundial de Caratê, em 2010. Nos Jogos Pan-Americanos deste ano, em Guadalajara, Wellington Barbosa voltou a subir no pódio e garantiu mais uma medalha para a coleção. Na semifinal da categoria até oitenta e quatro quilos, o brasileiro perdeu para o mexicano Alberto Ramirez por dois a zero e ficou com o bronze. Mas, apesar da derrota, Wellington Barbosa diz que ficou satisfeito com a estreia dele nos Jogos Pan-Americanos.

"Eu esperava chegar até o ouro, mas não deu. Foi o meu primeiro Pan, então resumindo tudo foi uma ótima participação. Eu senti muito orgulho. É muito difícil chegar até aqui, com todas as dificuldades, treinos. E eu senti muito orgulho de chegar no primeiro Pan e já conseguir subir no pódio foi muito gratificante, fiquei muito feliz, mesmo".

LOC/REPÓRTER: Wellington Barbosa, que é estudante de Direito, afirma que o apoio financeiro do governo federal por meio do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, é fundamental para que ele continue treinando.

"Hoje é o que está me sustentando financeiramente e permite que eu estude e só treine. Não precisei abandonar o esporte para poder trabalhar. Faz a diferença, porque querendo ou não, são recursos, são gastos, não tem jeito. Se não sai de um patrocinador, sai do bolso da mãe, do pai, é inevitável. Muita gente sai do esporte por não ter esse apoio. Então, é importantíssimo sim".

LOC/REPÓRTER: Agora, Wellington Barbosa começa a preparação para o Mundial de Caratê, na França, em 2012. A equipe brasileira de caratê terminou a participação no Pan-Americano de Guadalajara com cinco medalhas, uma de ouro e quatro de bronze.

Reportagem, Juliana Costa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla