Ministério do Esporte Lei de Incentivo ao Esporte ajuda a desenvolver o rúgbi em Belo Horizonte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lei de Incentivo ao Esporte ajuda a desenvolver o rúgbi em Belo Horizonte

Criado há mais de 20 anos, o BH Rugby busca recursos para disputar campeonatos

LOC/REPÓRTER:
Criado há mais de vinte anos, o Belo Horizonte Rugby Clube começou como um passatempo dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa. Mas, conforme os estudantes iam se formando e deixando a universidade, o time foi extinto. Em noventa e oito, os ex-atletas resolveram retomar o projeto. Em dois mil e três, o time acabou se transferindo para a capital mineira, onde começou a ficar conhecido como BH Rugby. Com o ressurgimento, novos estudantes e profissionais estrangeiros que moravam em Belo Horizonte acabaram entrando para o time. Com isso, o clube começou a ganhar novas categorias como juvenil e, também, o time feminino, além de disputar campeonatos. Atualmente, o clube conta com a ajuda da Lei de Incentivo ao Esporte para percorrer o país e participar de competições, como explica o coordenador do projeto, Alessandro Travassos.

TEC/SONORA: coordenador do projeto BH Rugby - Alessandro Travassos

"O projeto foi inscrito para a nossa participação no campeonato brasileiro, na primeira divisão, , e como o país tem dimensões continentais, sem o projeto seria muito mais difícil a gente transitar pelas extensões que a gente tem que cobrir para fazer os jogos".

LOC/REPÓRTER: Segundo Alessandro Travassos, atualmente mais de cem pessoas treinam no BH Rugby. São crianças, jovens e adultos, de sete a cinquenta anos, beneficiados pelo projeto. O investimento anual chega a duzentos mil reais, tudo captado através da Lei de Incentivo ao Esporte. Para o técnico do time, o argentino Jorge Imparato, o apoio tem possibilitado o desenvolvimento dos atletas.

TEC/SONORA: técnico do BH Rugby - Jorge Imparato

"A vantagem do projeto foi que antigamente, grande parte saía dos nossos bolsos, equipamentos, chuteiras. Todas as viagens são 200, 300 quilômetros pra cima, todas custeadas dos nossos bolsos. Agora, com o projeto, estamos viajando mais, desenvolvendo mais o nosso nível".

LOC/REPÓRTER: A partir de dois mil e dezesseis, no Rio de Janeiro, o Rúgbi volta a ser esporte olímpico. Anteriormente, o esporte foi disputado das Olímpiadas de mil e novecentos até mil novecentos e vinte e quatro. A Copa do Mundo de Rúgbi é um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo, perdendo apenas para Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol.

Reportagem, Juliana Costa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla