Ministério do Esporte Autoridade Pública Olímpica é transferida para o Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Autoridade Pública Olímpica é transferida para o Ministério do Esporte

Mudança foi anunciada nesta quinta-feira pelo ministro Aldo Rebelo e pelo presidente da APO, Marcio Fortes

LOC/REPÓRTER: A Autoridade Pública Olímpica, que cuida de assuntos relacionados às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, faz parte, agora, do Ministério do Esporte. O órgão estava vinculado ao Ministério do Planejamento, durante a fase estrutural e foi transferido nesta quinta-feira para a estrutura da pasta do Esporte. A criação da APO foi aprovada no Congresso, em março deste ano, para acompanhar os preparativos da Rio 2016. Cinco meses depois, ela começou a ser oficialmente estruturada. Pela manhã, nesta quinta-feira, o ministro do Esporte se reuniu com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcio Fortes, que fez um relato sobre os trabalhos já realizados pela APO. Aldo Rebelo elogiou o andamento das atividades.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Aldo Rebelo

"Fiquei tomado da melhor impressão do curso dos acontecimentos, que não surpreende, dada a experiência, a capacidade, a inteligência e o espírito público do presidente Marcio Fortes. Como ministro do Esporte, fico absolutamente seguro e tranqüilo, não só de que essa responsabilidade está entregue a quem tem competência, capacidade e condições de levá-la a cabo."

LOC/REPÓRTER: Aldo Rebelo acrescentou que o Ministério do Esporte vai colaborar com os trabalhos da Autoridade Pública Olímpica. O presidente da APO deixou claro que o órgão não substitui nenhuma outra autoridade, muito menos os órgãos de controle.

TEC/SONORA - Presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcio Fortes

"'Vamos agora entrar em campo - entrar em campo junto com o Ministério do Esporte e junto também com os outros ministérios. Porque você imagina um tema importante em Olimpíada: segurança. Então jogaremos com o Ministério da Justiça. O apoio militar - as instalações militares em Deodoro - , estamos com o Comando do Exército. O Comando do Exército é aonde? É no Ministério da Defesa. E por aí afora. Temos a Secretaria Especial de Aviação Civil, nós temos a relação com os serviços aeroportuários, assim como temos com a Infraero também; com os portos, no Rio de Janeiro - Companhia Docas do Rio de Janeiro -, em função de ali ser uma área que está sendo revigorada."

LOC/REPÓRTER: O presidente da Autoridade Pública Olímpica explicou que o órgão trabalha para facilitar o andamento dos preparativos para as Olimpíadas de 2016. Além disso, vai coordenar e fiscalizar a entrega das obras. Márcio Fortes disse que até março pretende entregar ao Comitê Olímpico Internacional a Matriz de Responsabilidades dos Jogos Olímpicos. O documento terá os projetos selecionados para a organização das competições e os deveres do governo federal, do estado e do município. Ainda segundo o presidente da APO, quarenta e sete por cento das instalações para a Rio 2016 já estão prontas e muitas das obras de saneamento estão adiantadas.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla