Ministério do Esporte Comissão Especial da Lei Geral da Copa recebe representantes da FIFA e da CBF
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comissão Especial da Lei Geral da Copa recebe representantes da FIFA e da CBF

Os deputados conversaram com Jérôme Valcke e Ricardo Teixeira

LOC/REPÓRTER:
A Comissão Especial que analisa a Lei Geral da Copa, na Câmara dos Deputados, ouviu, nesta terça-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. Os dois foram convidados para debater, com os deputados, os ajustes na legislação brasileira para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa de 2014. O presidente da CBF foi um dos primeiros a falar. Ricardo Teixeira apresentou dados de um levantamento sobre os benefícios do Mundial da FIFA para o País.

TEC/SONORA - Presidente da CBF, Ricardo Teixeira

"Um recente estudo da Ernst Young mostra que o Brasil terá um impacto sobre a sua produção nacional de bens e de serviços de mais de cento e dez bilhões de reais em consequência da Copa do Mundo; uma previsão de arrecadação tributária adicional de quase vinte bilhões de reais. De acordo com esta pesquisa, somente este valor se aproxima da quantia que estima-se será investida em obras de infraestrutura nas doze sedes."

LOC/REPÓRTER: Ricardo Teixeira ponderou que a Copa das Confederações se aproxima e que é preciso agir rápido. O secretário-geral da FIFA falou sobre a lei federal brasileira que garante a meia-entrada para pessoas com mais de sessenta anos. Jérôme Valcke disse que a FIFA pretende criar uma categoria específica - a chamada categoria quatro - para beneficiar o grupo de pessoas que teriam direito a ingressos com desconto, como idosos, estudantes e pessoas de baixa renda. Valcke ressaltou, no entanto, que é preciso definir melhor os critérios para a venda e, com a ajuda do governo brasileiro, criar mecanismos de fiscalização.

TEC/SONORA - Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke

"A gente tem que assegurar que as pessoas que compram os ingressos dessa categoria não têm condições de comprar das outras categorias. (?)_É assim que temos que trabalhar. E também temos que garantir que essas pessoas que compraram na categoria de preços mais baixos não vendam essas entradas mais caras no mercado paralelo."

LOC/REPÓRTER: O secretário-geral da FIFA estima que a chamada categoria quatro vai disponibilizar trezentos mil ingressos na primeira fase, sem contar a abertura - o correspondente a dez por cento do total de bilhetes que devem ser vendidos para o Mundial. Essa cota ainda pode aumentar, já que, segundo Valcke, deve haver venda de ingressos dessa categoria também, a partir das oitavas de final. A FIFA prevê que o preço desses bilhetes fique na faixa de vinte e cinco dólares - o equivalente a quarenta e três reais e cinquenta centavos hoje. Jérôme Valcke comentou que a FIFA respeita a soberania do Brasil e destacou que a federação internacional, o governo brasileiro e o comitê organizador local precisam estar alinhados.

TEC/SONORA - Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke

"Não há nenhuma razão para existir tensão entre nós. Ou estamos juntos, no mesmo barco, ou não conseguiremos chegar à Copa das Confederações e à Copa de 2014."

LOC/REPÓRTER: O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, informou que os primeiros ingressos para a Copa de 2014 serão colocados à venda um ano antes do Mundial, pela internet.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla