Ministério do Esporte Ministro do Esporte estuda ampliação dos Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro do Esporte estuda ampliação dos Jogos dos Povos Indígenas

"Quero empenhar, não só o papel do ministério, mas o meu papel, na ampliação e na valorização desses jogos - inclusive, a possibilidade da criação desses jogos no plano internacional, que hoje é uma experiência brasileira", afirmou o ministro Aldo Rebelo

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se reuniu, nesta terça-feira, com o presidente do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, que é considerado o articulador dos Jogos dos Povos Indígenas. Aldo Rebelo comentou a importância da celebração indígena para o Brasil e manifestou interesse em levar os jogos para fora do território nacional.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Aldo Rebelo

"Quero empenhar, não só o papel do ministério, mas o meu papel na ampliação e na valorização desses jogos - inclusive, a possibilidade da criação desses jogos no plano internacional, que hoje é uma experiência brasileira."

LOC/REPÓRTER: Aldo Rebelo também projetou mais investimentos para as próximas edições dos Jogos dos Povos Indígenas.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Aldo Rebelo

"Para os próximos, eu pretendo ampliar a infraestrutura, a participação. Nesse, já há a previsão de mil e quatrocentos índios que participam. Nós pensamos em ampliar e também encontrar uma forma da presença dos Jogos Indígenas em outros eventos, que não apenas o desse calendário já previsto."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte, que convidou o presidente do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena para a conversa no gabinete, pediu para que Marcos Terena fizesse um balanço sobre a organização dos jogos. O articulador dos Jogos dos Povos Indígenas também atualizou o novo ministro sobre o apoio recebido do governo nos últimos anos.

TEC/SONORA - Presidente do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena

"O que nós mostramos é que, desde [19]96, o Ministério do Esporte, o governo brasileiro, é um parceiro dessa iniciativa indígena e nós temos que ampliar isso. Por exemplo, a Rio+20, né, no ano que vem, da qual os índios participam: por que não fazer uma miniolimpíada indígena durante o evento, né? Então, isso vai ser trabalhado através [sic] do secretariado do ministério pra viabilizar essa participação. Eu creio que o ministro Aldo tem uma perspectiva sobre os Jogos dos Povos Indígenas não só do ponto de vista do esporte em si, mas da afirmação da identidade brasileira."

LOC/REPÓRTER: Marcos Terena aproveitou a oportunidade para convidar o ministro do Esporte para a abertura dos Jogos dos Povos Indígenas, no próximo sábado, dia cinco, na Cidade de Porto Nacional, Tocantins.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla