Ministério do Esporte Ministério do Esporte faz parceria com comitê intertribal para organizar os Jogos dos Povos Indígenas 2011
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério do Esporte faz parceria com comitê intertribal para organizar os Jogos dos Povos Indígenas 2011

O contrato, firmado nesta sexta-feira, já segue orientações do decreto 7568/11, que recomenda, entre outras regras, a assinatura do ministro de Estado em convênios entre o governo federal e ONGs

LOC/REPÓRTER: O Ministério do Esporte oficializou, nesta sexta-feira, um convênio com o Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, para a organização dos Jogos dos Povos Indígenas 2011, no Tocantins, a partir do próximo dia 5. A parceria foi firmada já nos moldes do novo rito de convênios entre o governo federal e organizações não-governamentais, como explica o ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza.

TEC/SONORA - Ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza

"O decreto sete cinco meia oito impõe ritos mais democráticos porque requer, necessariamente, que haja consulta pública para convênios entre administração pública federal e organizações não-governamentais, assim como estabelece normas mais rigorosas para a seleção dessas entidades - elas terão que ter, necessariamente, pelo menos três anos de atuação comprovada com o objeto do convênio. Portanto, de fato, é uma nova era, de maior aprimoramento do trabalho da administração pública com entidades não-governamentais."

LOC/REPÓRTER: O ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza, acrescentou que o repasse para o Comitê Intertribal é de um milhão e trezentos mil reais, utilizados na organização dos Jogos dos Povos Indígenas. O presidente do comitê, Marcos Terena, comenta que o apoio do Ministério do Esporte é fundamental para a realização dos Jogos que, este ano, têm, como tema, a importância da celebração.

TEC/SONORA - Presidente do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena

"Essa cooperação é importante porque se traduz em um companheirismo baseado na cosmovisão, na cultura dos povos indígenas, mais pra ajudar o Brasil a celebrar também com os demais brasileiros toda a questão do amor à terra, a questão ambiental e a questão da identidade cultural de cada etnia, né?"

LOC/REPÓRTER: O presidente do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, lembrou que as competições começam no próximo dia cinco e terminam no sábado, dia doze de novembro, na cidade de Porto Nacional, no Tocantins. Cerca de mil e quatrocentos índios de trinta e nove etnias vão participar das competições, nas modalidades que vão das mais comuns, como o futebol, até as nativas, como corrida de tora, arremesso de lança e arco e flecha.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla