Ministério do Esporte Ministérios do Esporte e do Meio Ambiente assinam acordo com Pnuma para a Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministérios do Esporte e do Meio Ambiente assinam acordo com Pnuma para a Copa 2014

Documento serve para promover a inclusão de projetos e programas ambientais nas ações de preparação e realização do Mundial

LOC/REPÓRTER: Para garantir a sustentabilidade ambiental como elemento chave na organização da Copa de 2014, foi assinado nesta terça-feira, um Memorando de Entendimento entre Pnuma, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente. O documento cria mecanismos para o desenvolvimento de ações de conservação, proteção e valorização dos recursos naturais nas obras de preparação do Mundial da FIFA. O memorando prevê reuniões periódicas entre os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente e o Pnuma, para desenvolvimento de atividades conjuntas, projetos e programas de incorporação de temas ambientais na preparação e realização do Mundial. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, detalha o debate que deu origem ao documento assinado com o Pnuma.

TEC/SONORA: ministra do Meio Ambiente - Izabella Teixeira

"O ministro Orlando Silva tem sido um parceiro na construção de medidas adequadas para agente monitorar e avaliar quanto os nossos eventos esportivos são sustentáveis. E agora, seguindo o modelo muito adequado há uma parceria com o programa de Meio Ambiente das Nações Unidas para ter uma certificação, uma avaliação independente e uma discursão com muita transparência sobre aquilo que estamos fazendo no Brasil para ter a Copa mais sustentável da história das Copas do Mundo. O Ministério do Esporte sempre fez questão que nós possamos ter nos eventos esportivos uma marca do Brasil de sustentabilidade ambiental."

LOC/REPÓRTER: A ministra do Meio Ambiente acrescentou que a agenda deve receber a contribuição do Ministério do Turismo, que vai atuar em parceria no programa Parques do Brasil, envolve turismo, esporte e meio ambiente. O ministro do Esporte, Orlando Silva, explica qual será a atuação dos ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Esporte.

TEC/SONORA: ministro do Esporte - Orlando Silva

"Nós temos uma Agenda Verde para a Copa do Mundo, uma agenda que já está em curso, por exemplo, a certificação das arenas, é um desafio importante. Por outro lado, temas como os Parques da Copa que nós queremos juntamente com o Turismo e o Meio Ambiente recuperar e ofertas os visitantes que virão ao Brasil e aos Brasileiros os Parques Ambientais do País compõe essa agenda. O consumo de produtos orgânicos por parte das delegações compõe essa agenda, assim como, compõe a agenda o devido tratamento dos resíduos sólidos. Tudo isso vai compor esse esforço do País de ter com a Copa do Mundo demostrar a nossa agenda ambiental."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva acrescentou que o governo federal criou a Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pela coordenação da Agenda de Sustentabilidade da Copa do Mundo e a articulação entre os governos federal, estaduais e municipais. O ministro do Esporte lembrou que o Brasil se prepara para receber, em junho do ano que vem, a Rio+20, reunião de cúpula mundial que vai refletir a agenda ambiental e conhecer a as ações de sustentabilidade propostas pelo governo brasileiro. Esse trabalho, na pauta do Mundial da FIFA e das Olimpíadas de 2016, foi avaliado pelo diretor Executivo do Pnuma, Achim Steiner.

TEC/SONORA: diretor Executivo do Pnuma - Achim Steiner

"A visão e os objetivos que o Brasil determinou para a Copa e para os Jogos Olímpicos tem uma perspectiva muito interessante. Eu penso que o Brasil tem uma oportunidade de demonstrar ao mundo e também aos brasileiros que esse país tem a capacidade de organizar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo mais verde, com a ambição de demonstrar que esses eventos esportivos tem a capacidade de criar uma infraestrutura para o futuro do país e uma inovação para a economia brasileira nas energias renováveis."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Achim Steiner, o Pnuma vai prestar assessoria técnica na organização de uma agenda de sustentabilidade ambiental para grandes eventos esportivos no Brasil, apoiar os processos de compras e contratações ambientais. Além disso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente vai formar uma equipe de especialistas internacionais para assessorar o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

Reportagem, Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla