Ministério do Esporte Ministério do Esporte projeta meta de ampliação do programa Segundo Tempo, em parceria com o Ministério da Educação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério do Esporte projeta meta de ampliação do programa Segundo Tempo, em parceria com o Ministério da Educação

"A nossa meta é chegar em 2016 alcançando algo em torno de vinte e cinco mil escolas em todo o Brasil, mais o programa Segundo Tempo padrão, que é aquele que não necessariamente é feito dentro da escola", disse o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Wadson Ribeiro

LOC/REPÓRTER: Diante da preparação do Brasil para receber dois grandes eventos esportivos - a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 -, o Ministério do Esporte aproveita para incentivar e facilitar atividades esportivas entre crianças e adolescentes, por meio do programa Segundo Tempo. Atualmente, o número de brasileiros com idade entre seis e dezessete anos, que são atendidos pelo programa, ultrapassa a marca de um milhão e oitocentos mil jovens. Eles participam de atividades esportivas, assistem a palestras e recebem até reforço escolar, no horário em que estão fora da sala de aula. O Ministério do Esporte quer triplicar esse atendimento, até as Olimpíadas de 2016, de preferência, em parceria com o Ministério da Educação, como explica o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Wadson Ribeiro.

TEC/SONORA - Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Wadson Ribeiro

"Pra nós, o legado social desses mega eventos no Brasil é dar escala e potencializar os programas sociais já existentes, como o programa Segundo Tempo. Então, na parceria que nós realizamos com o Ministério da Educação, no âmbito do Mais Educação, nós vamos encerrar o ano de 2011 quase dobrando o número de atendimentos no programa - 'vamo? pular de um milhão para dois milhões. A nossa meta é chegar em 2016 alcançando algo em torno de vinte e cinco mil escolas em todo o Brasil, mais o programa Segundo Tempo padrão, que é aquele que não necessariamente é feito dentro da escola." LOC/REPÓRTER: O secretário Wadson Ribeiro estima que, se a meta for alcançada, um brasileiro, em cada cinco crianças, adolescentes e jovens, estaria participando do Segundo Tempo, em 2016. Desde 2003, quando foi criado, o programa tem sido ampliado por todo o País. O deputado federal José Humberto Soares, do PHS de Minas Gerais, foi prefeito de Patos de Minas, entre 2001 e 2004, e, nos dois últimos anos de mandato, implantou o Segundo Tempo na cidade. O parlamentar comenta que o programa ajudou a transformar a vida de muitos jovens.

TEC/SONORA - Deputado federal José Humberto Soares

"O Segundo Tempo foi de muita importância porque os recursos do governo federal vieram e se casaram completamente com o objetivo da prefeitura, dessa política da prefeitura, e nos ajudou a manter um programa que foi responsável, tenho certeza, pelo resgate ou pela manutenção da possibilidade de uma melhor formação de muitos adolescentes que hoje são cidadãos em Patos e que reconhecem essa época como importante em suas vidas."

LOC/REPÓRTER: De acordo com José Humberto Soares, mais de mil crianças e adolescentes da Fundação Municipal da Criança e do Adolescente de Patos de Minas eram beneficiadas pelo programa do Ministério do Esporte. O Segundo Tempo também atendeu a diversas crianças no Tocantins. O secretário da Juventude e dos Esportes do estado, Olyntho Neto, do PSDB, procurou o ministro Orlando Silva, há três meses, para pedir a renovação do convênio, que tem ajudado centenas de tocantinenses.

TEC/SONORA - Secretário da Juventude e dos Esportes de Tocantins, Olyntho Neto

"É muito importante, tem contribuído muito, principalmente porque o programa é um programa completo, funciona no contraturno escolar, então a criança, quando ela não 'tá? no colégio, ela 'tá? dentro do programa, 'tá? recebendo uma alimentação que, às vezes, ela não tem nem em casa. Então é muito importante porque faz o quê? Dá ocupação a esse jovem, que ao invés de 'tá? na rua, roubando, usando drogas, alguma coisa do tipo, ele 'tá? ocupado, ele 'tá? num programa que 'tá? proporcionando uma atividade esportiva a ele e a gente sabe que o esporte é um dos melhores formadores da nossa juventude."

LOC/REPÓRTER: O secretário da Juventude e dos Esportes de Tocantins comentou que o Segundo Tempo beneficiou aproximadamente mil adolescentes e jovens de dez municípios do estado este ano. Para 2012, os convênios serão firmados, apenas, com entidades públicas, e desde que o proponente tenha feito a inscrição na chamada pública, encerrada em setembro. A prioridade na implantação do programa será com os estados, capitais e as cidades com mais de cem mil habitantes.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla