Ministério do Esporte Senadores comentam argumentos da defesa do ministro do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Senadores comentam argumentos da defesa do ministro do Esporte

Senadores defenderam Orlando Silva das acusações feitas pelo policial João Dias Ferreira na audiência conjunta das comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte participou, nesta quarta-feira, da audiência conjunta das comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, para prestar esclarecimentos do seu suposto envolvimento em esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, destinado a incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Orlando Silva voltou a se defender das acusações publicadas na revista Veja desta semana e, mais uma vez, exigiu provas do policial militar João Dias Ferreira, preso pela Polícia Civil de Brasília, em 2010. Em audiência que durou aproximadamente duas horas e meia, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, considerou positiva a participação do ministro e ficou satisfeita com o que ouviu.

TEC/SONORA: senadora do PC do B do Amazonas - Vanessa Grazziotin

"A defesa dele é pedir as provas caso elas existam. Da parte dele o que ele faz? Ele mostrou, ele provou que essa entidade não governamental desse cidadão tinha de fato convênios com o Ministério e que foi denunciada pelo próprio Ministério. Foi reprovada pelo Ministério e encaminhada para a tomada de contas especiais pelo TCU. O que vai redundar num pedido de devolução de todo o dinheiro corrigido, que segundo os cálculos devem chegar a 4 milhões. Essa é a prova. O ministro provou. Tentaram dizer que ele quis negociar, que ele aliviou a situação da ONG, jamais o Ministério fez isso, cumpriu a lei rigorosamente."

LOC/REPÓRTER: A senadora Vanessa Grazziotin acrescentou que, se ficar comprovado que essas denúncias são falsas, o ministro, além de continuar no cargo, vai sair fortalecido. O senador paranaense Álvaro Dias, líder do PSDB, espera que as denúncias sejam esclarecidas, o quanto antes.

TEC/SONORA: senador do PSDB do Paraná - Álvaro Dias

"Eu quero, sim, desejar que o mais rapidamente possível seja apresentado ao País o diagnóstico desse escândalo para que possamos responsabilizar civil e criminalmente aqueles que praticaram ilícitos e, se possível, através de ações judiciais, determinar o ressarcimento dos cofres públicos. É isso que nós desejamos."

LOC/REPÓRTER: O senador Álvaro Dias acrescentou que Orlando Silva pode ter certeza, se for comprovada a inocência do ministro, ele vai subir à tribuna do Senado, como líder do PSDB, para reconhecer a falsidade das acusações e fazer um desagravo. O ministro do Esporte, Orlando Silva, que participou de audiências na Câmara e no Senado para prestar esclarecimentos, espera participar, ainda esta semana, de uma reunião da Comissão de Ética Pública da Presidência e rechaçar as acusações publicadas pela reportagem da revista Veja.

Reportagem, Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla