Ministério do Esporte Cores e interação com o público marcam a Festa da América em Guadalajara
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cores e interação com o público marcam a Festa da América em Guadalajara

A abertura dos Jogos Pan-Americanos 2011 mostrou a cultura mexicana e um show de luzes e cores ensaiado com o público nas arquibancadas

LOC/REPÓRTER: A cidade de Guadalajara parou nesta sexta-feira, dia quatorze de outubro. Não só pelo feriado decretado pela abertura dos Jogos Pan-americanos 2011, mas pelo evento em si, a "Festa da América". Delegações de quarenta e dois países latino e norte-americanos desfilaram pelo estádio Omnilife. Cada equipe de atletas que passava era bastante festejada pelo público... entre as delegações mais aplaudidas estava a de Cuba, do Canadá, do Brasil e, claro, a do México, que, além de aplausos, teve direito a coro da plateia. Com a arena lotada, o governador do estado de Jalisco e presidente do Comitê Organizador do Pan de Guadalajara, Emilio Márquez; o presidente da Organização Desportiva Pan-americana, Mario Vázquez; e o presidente do México, Felipe Calderón, fizeram a abertura oficial dos Jogos. Uma hora antes da festa, a plateia participou de um ensaio especial: com uma lanterna na mão - distribuída pela organização do evento - os espectadores quase que sincronizavam o pisca-pisca de luzes nas cores roxo, amarelo, azul, vermelho e verde. A apresentação do público foi logo após o juramento dos atletas e dos juízes. A abertura dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara também contou com a participação de campeões mundiais do México, que fizeram a corrida da tocha olímpica. Uma queima de fogos completou a música-tema do Pan-Americano de Guadalajara, "El Mismo Sol", cantada por Alejandro Fernandez. As competições começaram neste sábado e terminam no domingo dia trinta. São quarenta e seis modalidades, com os competidores disputando medalhas na capital de Jalisco e em outras quatro cidades. Seis mil atletas participam do Pan-americano de Guadalajara, que vai garantir vaga para as Olimpíadas de Londres, no ano que vem. O Brasil participa dos jogos com mais de quinhentos atletas - trinta e oito por cento deles recebem ajuda financeira do governo federal, por meio do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

De Guadalajara, Natália Borges, na cobertura dos Jogos Pan-americanos 2011.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla