Ministério do Esporte Conselho Nacional de Esporte debate regulamentação da Lei Pelé
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Conselho Nacional de Esporte debate regulamentação da Lei Pelé

Reunidos em Brasília, os conselheiros nacionais discutiram os últimos ajustes para elaboração do anteprojeto que vai regulamentar a lei.

LOC/REPÓRTER: A preparação do anteprojeto que vai regulamentar a Lei Pelé entrou na fase de conclusão. Presidido pelo ministro Orlando Silva, o Conselho Nacional do Esporte, que conta com representantes de entidades esportivas, ex-atletas e integrantes do Ministério do Esporte, se reuniu nesta terça-feira, em Brasília. Na pauta, o texto da proposta de decreto que deverá ser entregue à presidenta Dilma Rousseff. Criada há dez anos, a Lei Pelé estabelece as normas que orientam o esporte nacional. De acordo com o relator da proposta, no Conselho Nacional do Esporte, Wladimir Camargos, a regulamentação procura aperfeiçoar essas normas, detalhando como os critérios da Lei Pelé devem ser observados. Wladimir Camargos aponta os principais pontos que o anteprojeto propõe.

TEC/SONORA: relator da proposta - Wladimir Camargos

"Eu destacaria o reforço na constituição do chamado Sistema Brasileiro do Desporto, e, principalmente, na questão de recursos públicos direcionados para área de esporte, como por exemplo, a responsabilidade do dirigente públicos e a responsabilidade esportivo na utilização de recursos públicos. Há a ideia, também, de que os recursos de loteria, que são direcionados para Confederação Brasileira de Clubes, comitê olímpico e paraolímpico, tenham uma destinação quase que integralmente voltada à formação, na base, de atletas olímpicos e paraolímpicos."

LOC/REPÓRTER: Segundo o relator da proposta, o Ministério do Esporte, desde o início, se preocupou em debater a proposta com a sociedade, o que deve refletir na minuta que vai ser entregue à Presidência da República. A ex-jogadora de basquete e conselheira do Ministério, Hortência, destacou a importância da ampla discursão.

TEC/SONORA: ex-jogadora de Basquete - Hortência

"Porque a gente representa a sociedade. Então, de alguma forma está sendo discutido. Então, na hora que a lei sair ninguém vai pode falar "ah, mas". Não, tudo foi discutido, todo mundo foi muito bem representado."

LOC/REPÓRTER: Hortência lembrou, ainda, que o esporte está muito bem representado no debate, com a participação de ex-atletas e representantes do Conselho Federal de Educação Física, das confederações, comitês e clubes. Até a próxima semana, novas sugestões deverão ser incorporadas à proposta de regulamentação da Lei Pelé. Depois disso, o ministro Orlando Silva deve encaminhar a minuta do anteprojeto à Casa Civil.

Reportagem, Juliana Costa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla