Ministério do Esporte Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa apresenta balanço dos trabalhos durante seminário em Manaus
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa apresenta balanço dos trabalhos durante seminário em Manaus

Das 12 cidades-sede, dez já instalaram câmara temática regional; Brasília e São Paulo sinalizam a criação do grupo para os próximos dias

LOC/REPÓRTER: A Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014 divulgou, em Manaus, um balanço dos trabalhos de preparação para o Mundial da FIFA. A câmara está dividida em cinco núcleos específicos, que tratam de projetos ligados a resíduos e reciclagem, Copa orgânica e sustentável, parques da Copa, mudanças climáticas e certificação das arenas. A gerente do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Giovanna Palazzi, é uma das responsáveis pelo núcleo dos parques da Copa. Ela comenta que as 12 cidades-sede estão, neste momento, indicando as áreas, as unidades de conservação, e detalha os critérios de escolha, definidos pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente.

TEC/SONORA - Gerente do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Giovanna Palazzi

"Primeira coisa: tem que ser uma unidade que possa ser um destino reconhecido internacionalmente; que tenha atributos de beleza cênica; que também tenha proximidade com a cidade-sede e que tenha um mínimo de estrutura, tanto para recepção dos visitantes, como também estrutura de planejamento e gestão da área, como plano de manejo, ter o seu cadastro finalizado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - ao todo são sete critérios."

LOC/REPÓRTER: Giovanna Palazzi comentou que os estados e municípios vão ter que adequar as unidades de conservação aos critérios, até o fim do ano que vem. Já em 2013, o núcleo dos parques da Copa vai dar início à fase de promoção nacional e internacional dessas áreas. Os estados vão poder indicar até três unidades de conservação e as unidades federais podem chegar a 30. O diretor de Geração de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, é um dos responsáveis pelo núcleo de projetos sobre Copa orgânica e sustentável. Ele explica que 125 cooperativas e associações foram selecionadas para um projeto de capacitação de mais de 25 mil famílias que trabalham com agricultura familiar e produtos orgânicos, a serem oferecidos aos turistas.

TEC/SONORA - Diretor de Geração de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos

"Esses produtos estão sendo preparados para que eles sejam direcionados para essas cidades-sede. Então, nós achamos, por exemplo, que o açaí é um produto nacional: ele pode estar aqui na Região Norte, mas ele vai ser oferecido no Rio de Janeiro - ele já é consumido no Rio de Janeiro e, com certeza, vai ser um dos sucessos que nós vamos ter no Rio de Janeiro. Não só no Rio de Janeiro, em todas as cidades-sede. Então, alguns produtos, que são de biomas, que são das regiões, nós queremos que eles ganhem visibilidade nacional e internacional para que eles sejam valorizados, gerem renda para essas comunidades - é uma grande oportunidade que essas comunidades vão ter de ter o seu produto circulando num espaço maior do que só o local."

LOC/REPÓRTER: Arnoldo de Campos acrescentou que o núcleo de Copa orgânica e sustentável pretende lançar uma campanha sobre os produtos orgânicos no ano que vem. O coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cláudio Langone, está otimista em relação aos trabalhos de preparação para o Mundial da FIFA. Segundo ele, o Seminário Internacional de Sustentabilidade e Legado, de Manaus, na semana passada, marcou o início de uma nova etapa.

TEC/SONORA - Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone

"Com esse seminário, a gente encerrou o ciclo de montagem da governança. Nós temos diretrizes claramente definidas, cinco projetos prioritários, nós temos a Câmara Temática Nacional organizada em cinco áreas temáticas específicas, com grupos executivos - que é uma inovação em relação às demais câmaras temáticas, que inclusive deve ser replicado em outras câmaras temáticas. E nós já estamos com dez cidades-sede com câmara, com a promessa de nos próximos dias completar e ter as 12 cidades-sede com câmara."

LOC/REPÓRTER: Durante o seminário, o coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014 apontou alguns desafios que o grupo ainda tem pela frente, como definir sistemas de monitoramento e indicadores para a agenda de meio ambiente e sustentabilidade.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla