Ministério do Esporte Cinco países contribuíram para seminário sobre sustentabilidade e legado da Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cinco países contribuíram para seminário sobre sustentabilidade e legado da Copa 2014

"O que vem de fora (...) e que a gente ainda não incorporou plenamente (...) é a montagem de um sistema de monitoramento e o desenvolvimento de indicadores pra mensurar o grau de sucesso da implementação dos projetos - nisso, a experiência alemã é, sem dúvida, a grande referência", observou o coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone

LOC/REPÓRTER: Dois dias de debate sobre como organizar a Copa de 2014 de maneira que a vida de quem mora nas cidades-sede fique melhor, depois que o Mundial da FIFA terminar. Assim foi o Seminário Internacional de Sustentabilidade e Legado - Copa 2014, em Manaus, nesta semana. O congresso contou com a participação de representantes de cinco países que já sediaram a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. O objetivo foi a troca experiências para que o Brasil faça o melhor nos preparativos para 2014. Para o coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone, as palestras internacionais foram essenciais para o aprimoramento dos trabalhos.

TEC/SONORA - Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone

"O que vem de fora, que me parece muito importante, e que a gente ainda não incorporou plenamente - que é um desafio importante pra frente - é a montagem de um sistema de monitoramento e o desenvolvimento de indicadores pra mensurar o grau de sucesso da implementação dos projetos - nisso, a experiência alemã é, sem dúvida, a grande referência. Nós vamos ter que aprofundar esse processo de cooperação com eles."

LOC/REPÓRTER: Cláudio Langone valorizou, também, a participação e a contribuição do diretor de Responsabilidade Social Corporativa da FIFA, Federico Addiechi, no seminário.

TEC/SONORA - Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone

"Esse processo é um processo também extremamente positivo porque a presença da direção da FIFA aqui, dessa área, e do Comitê Organizador Local, também permite que essa construção não seja feita de maneira estanque por um processo do governo brasileiro e depois dialogada com a FIFA e com o Comitê Organizador Local. A presença deles aqui permite que a gente vá fazendo essa construção conjuntamente e possa promover essa confluência."

LOC/REPÓRTER: O coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 fez um balanço positivo do seminário e avaliou que os trabalhos da câmara, criada há um ano e meio, estão no caminho certo.

TEC/SONORA - Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone

"É um momento de olhar pra trás, ver o acúmulo, considerar que o acúmulo foi bastante positivo, mas a gente tem muito mais a fazer do que a gente já fez. Então, esse é um desafio importante, porque, a partir de agora, os prazos passam a ser cada vez mais exíguos e a gente não pode errar. Nós temos que ter uma metodologia muito consolidada, e nós precisamos ter um engajamento muito forte do governo federal, dos estados e dos municípios e protagonismo de todo mundo. Esta agenda não é uma agenda de 'a?, 'b? ou 'c? - todos têm que se sentir protagonistas desse processo de construção."

LOC/REPÓRTER: Cláudio Langone ressaltou que o encontro em Manaus, nesses dias vinte e oito e vinte e nove, contribuiu para a formação de parcerias e a abertura de novos canais de diálogo e cooperação internacional para a organização da Copa de 2014.

De Manaus, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla