Ministério do Esporte Próximo balanço da Copa deve ser divulgado em janeiro de 2012, diz ministro do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Próximo balanço da Copa deve ser divulgado em janeiro de 2012, diz ministro do Esporte

"Devemos, dentro de aproximadamente quatro meses, voltar para uma nova edição, publicando, inclusive, detalhadamente o balanço anual. A nossa perspectiva é que todo ano possamos fazer uma publicação detalhada logo em janeiro", afirmou o ministro Orlando Silva

LOC/REPÓRTER: O Brasil se prepara para receber a Copa de 2014 e há prazos e cronogramas a serem cumpridos, de acordo com a FIFA. Na quarta-feira (14.09), o governo federal e representantes das 12 cidades-sede traçaram um panorama sobre o andamento das obras de mobilidade urbana, nos estádios e aeroportos. Os dados foram apresentados a diversos jornalistas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Dos 13 aeroportos que mais serão usados durante a Copa de 2014, oito já estão com as obras em andamento. Os investimentos somam cerca de seis milhões e meio de reais. Já os sete portos do Mundial vão passar por obras mais simples e, por mais que não tenham sido iniciadas, estão com o prazo de conclusão projetado para até seis meses antes da Copa. Os estádios devem ser entregues até o fim de 2013. O ministro do Esporte, Orlando Silva, informou que o governo quer apresentar esse balanço periodicamente, para que a população acompanhe o andamento das obras.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Devemos, dentro de aproximadamente quatro meses, voltar para uma nova edição, publicando, inclusive, detalhadamente o balanço anual. A nossa perspectiva é que todo ano possamos fazer uma publicação detalhada logo em janeiro - fizemos em janeiro de 2011. Em janeiro de 2012, ter um balanço detalhado para que os senhores possam acompanhar a evolução desse processo. Temos muita confiança de que o País caminha no rumo certo, na preparação do Mundial."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Orlando Silva, pelo menos 20 ministérios estão engajados com a organização do Mundial da FIFA. Para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a divulgação do balanço da Copa também ajuda no andamento das obras, já que a população pode acompanhar os trabalhos e cobrar mais empenho dos governos federal, estaduais e municipais.

TEC/SONORA - Ministra do Planejamento, Miriam Belchior

"Esse balanço tem, na verdade, dois grandes objetivos: um de prestar contas à sociedade - transparência que a gente tem através já dos portais. A Copa tem portal em todo o lugar: tem portal do governo federal, no Congresso, portal no Ministério Público. Então, não vai ser por falta de acompanhamento - e eu acredito que essa é uma lógica de funcionamento importante do governo federal, de dar transparência às informações para a sociedade. E se tem mais gente olhando, todo mundo que é responsável por executar as ações se preocupa de estar com as ações andando direitinho, mais rapidamente."

LOC/REPÓRTER: A ministra do Planejamento destacou que o Brasil foi eleito o país da Copa de 2014 em outubro de 2007, e somente em maio de 2009 as cidades-sede foram escolhidas. No ano seguinte, os governos federal, locais e as prefeituras das 12 cidades entraram em acordo sobre os investimentos e atribuições de cada um. O acerto foi registrado na Matriz de Responsabilidades, que está disponível no site do Ministério do Esporte.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla