Ministério do Esporte Governo federal divulga balanço sobre os preparativos para a Copa de 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Governo federal divulga balanço sobre os preparativos para a Copa de 2014

Representantes das 12 cidades-sede garantem que os estádios vão estar prontos antes do Mundial da FIFA; aeroportos e portos também devem ser entregues até o fim de 2013, segundo o governo federal

LOC/REPÓRTER: O governo federal apresentou, nesta quarta-feira, em Brasília, um balanço dos preparativos para a Copa de 2014: o andamento das obras de mobilidade urbana, nos estádios, nos portos e aeroportos. A divulgação foi coordenada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, e contou com a participação dos colegas do Planejamento, Miriam Belchior; das Cidades, Mário Negromonte; da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino; e da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt; além de representantes das doze cidades-sede. Com relação aos estádios, as doze arenas já estão com obras em andamento - nove devem ser entregues até o fim do ano que vem e as outras quatro, até dezembro de 2013. Dos treze aeroportos que se preparam para o Mundial da FIFA, oito já deram início às obras. O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, lembrou o sucesso do leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte - o primeiro aeroporto da Copa a ser concedido a um consórcio. O ministro aproveitou a oportunidade para anunciar os próximos aeroportos a passar pela mesma medida.

TEC/SONORA - Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt

"Agora nós temos concessões em andamento de três aeroportos: Guarulhos, Brasília e Viracopos, que estão numa fase adiantada de modelagem. Imaginamos que já até o fim desse mês estaremos encaminhando a minuta do edital para o Tribunal de Contas. Temos trabalhado em paralelo com o Tribunal de Contas, com a Anac. Esse é um esforço de governo muito grande. A expectativa é que no dia 22 de dezembro nós tenhamos essa concessão sendo realizada na Bolsa de São Paulo."

LOC/REPÓRTER: O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, acrescentou que a criação da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, nesta quarta-feira, é importante para o futuro do setor aeroviário e deve provocar mudanças na gestão dos aeroportos, com a criação de metas, resultando na melhoria do atendimento ao passageiro. E esse é um dos legados da Copa de 2014, o que vai ficar para a população, depois que a competição acabar. O ministro das Cidades, Mário Negromonte, destacou que as obras ligadas ao transporte também devem reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade de vida de quem vive nas cidades-sede.

TEC/SONORA - Ministro das Cidades, Mário Negromonte

"As obras de mobilidade urbana pra copa 'é? muito importante, mas é muito importante também o legado que nós vamos deixar: a mobilidade das grandes cidades - um legado que nós vamos deixar pros grandes centros urbanos, com população acima de setecentos mil habitantes. É um investimento nunca feito pelo governo federal no Brasil."

LOC/REPÓRTER: O ministro das Cidades, Mário Negromonte, ressaltou que as obras também devem melhorar a qualidade do transporte público e que o governo quer incentivar o uso de trens, ônibus, metrô e outros tipos de locomoção, sem ser o carro particular. O ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou duas novidades, durante o balanço da Copa. Uma delas trata da promoção do Brasil no exterior.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Ainda em setembro deve ser publicada uma chamada pública, um edital, para selecionar projetos relativos à promoção do País. Nós já aprovamos a estratégia de promoção do Brasil, envolvendo outros ministérios como o Itamaraty, Cultura, Turismo. A Copa não precisa ser promovida - ela se autopromove; é um evento que já tem uma marca, uma trajetória. Queremos, no processo da Copa, promover o Brasil na dimensão comercial, sociocultural, turística, e essa chamada pública será uma oportunidade para que os estados, a sociedade, apresentem iniciativas que permitam repercutir esse esforço de promoção do nosso País."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte também falou sobre o Regime Diferenciado de Contratações. Disse ter convicção de que o RDC respeita a constituição e que vai agilizar as obras. Orlando Silva ainda comentou que o projeto da Lei Geral da Copa, que trata de diversos assuntos ligados ao Mundial - como direitos autorais e visto para estrangeiros - deve ser encaminhado ao Congresso, ainda esta semana.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla