Ministério do Esporte Integrantes de torcidas organizadas são cadastrados no jogo Coritiba x Corinthians
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Integrantes de torcidas organizadas são cadastrados no jogo Coritiba x Corinthians

A iniciativa foi elogiada pelos torcedores que compareceram ao Estádio Couto Pereira, neste domingo, e viram a vitória do Coritiba

LOC/REPÓRTER: Os integrantes de torcida organizada do Coritiba que foram ao Estádio Couto Pereira, neste domingo, acompanhar a vitória do Coxa contra o Corinthians (1 x 0), puderam aproveitar para fazer o cadastro biométrico no programa Torcida Legal. O Ministério do Esporte, responsável pelo projeto, preparou uma força-tarefa para coletar os dados dos torcedores. A iniciativa pioneira pretende afastar definitivamente a violência dos estádios brasileiros. Desde o início desta semana, o Sindicato das Associações de Futebol, com quem o Ministério do Esporte firmou convênio, vem cadastrando os torcedores do Coxa. As organizadas de Atlético Paranaense e Paraná já foram cadastradas. A medida vem sendo bem recebida pelos torcedores que frequentam os estádios da capital paranaense. É o caso da dona de casa Jussara Ramos, que há mais de 20 anos acompanha os jogos do Coritiba da arquibancada e ainda faz parte da Torcida Império Alviverde. Para ela, a medida vai ajudar a identificar o mau torcedor.

TÉC/SONORA: Jussara Ramos - Torcedora do Coritiba

"Você tem mais chance de identificar o torcedor porque, olhe, aqui todo mundo é Coxa Branca, mas tem muitos Império e tem muitos que só vem fazer vandalismo."

LOC/REPÓRTER: Para dona Jussara, o Torcida Legal vai resgatar o ambiente familiar dos estádios e permitir que mais pessoas sigam o exemplo da professora Carla Gentil, que aproveitou o domingo de sol para levar as crianças, três meninas, para assistir ao jogo do Coxa.

TÉC/SONORA: Carla Gentil - Professora

"Ah! É uma diversão! Além de tudo, todo mundo Coxa Branca, gosta muito do Coxa. Superprograma de domingo. Ai se a gente não trouxer."

LOC/REPÓRTER: Carla Gentil revela que, hoje em dia, se sente mais à vontade de levar as meninas aos estádios, pois já tem visto mudanças no comportamento das torcidas. Mas não são apenas os torcedores do Coritiba que comemoram as novidades. O coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Antônio Marsola, torcedor do Timão, também aproveitou o domingo pra levar a família ao Couto Pereira.

TÉC/SONORA: Antônio Marsola - Torcedor do Corinthians

"Eu acho que as torcidas organizadas são maravilhosas em termos de espetáculo, mas tem que ter uma disciplina, tem que ter uma organização, para evitar problemas de violência e etc."

LOC/REPÓRTER: Segundo Antônio Marsola, corintiano há quase 60 anos, esse domingo foi a primeira vez que levou a família a um estádio. Para a corintiana Neila Duarte, integrante da Torcida Estopim, o cadastramento dos torcedores protege as próprias organizadas.

TÉC/SONORA: Neila Duarte - Torcedora do Corinthians

"Acho que nenhuma torcida, não só a do Corinthians, ninguém quer pessoas que façam algazarra, que prejudiquem, às vezes, a própria torcida. A briga, às vezes, é interna, nem é de uma torcida para outra. Então é bacana isso, vai ajudar a controlar um pouco mais."

LOC/REPÓRTER: Neila Duarte acredita que o cadastramento no Torcida Legal afasta o mau torcedor dos estádios. O cadastramento dos torcedores do Coritiba vai até o próximo dia 16 e pode ser feito na loja da Império Alviverde, em frente ao Couto Pereira. Além disso, no dia 11, no jogo contra o Botafogo, o Ministério do Esporte vai organizar mais uma força-tarefa. Já os torcedores do Atlético Paranaense e do Paraná terão mais duas oportunidades para fazer o cadastro biométrico. O ministério vai preparar outras ações de atendimento nos próximos jogos dos dois times em Curitiba. Para mais informações acesso o www.torcidalegal.gov.br

De Curitiba, Francisco Jr.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla