Ministério do Esporte Câmara Temática prepara seminário de sustentabilidade da Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Câmara Temática prepara seminário de sustentabilidade da Copa 2014

O grupo se reuniu nesta terça-feira, em Brasília, para debater medidas que estão sendo adotadas na organização do Mundial da FIFA e discutir a criação das últimas quatro câmaras temáticas locais

LOC/REPÓRTER: A Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade se reuniu nesta terça-feira, em Brasília, para se preparar o seminário internacional "Sustentabilidade e Legado Copa 2014". O debate, marcado para os dias 28 e 29 de setembro, em Manaus, vai reunir governadores e prefeitos das cidades-sede, representantes de ministérios e, ainda, autoridades da Coreia do Sul, da Alemanha, da África do Sul e de Barcelona. Estão programados cinco painéis: "A Importância da Copa 2014 para o Brasil e para as Cidades-Sede", "Experiências Internacionais de Sustentabilidade em Mega Eventos Esportivos", "A Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014: Diretrizes e Projetos", "Soluções Inovadoras para as Cidades-Sede" e "Os Desafios e Oportunidades para as Cidades-Sede Brasileiras". Nesta terça-feira, a Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade debateu a criação das últimas quatro câmaras temáticas locais: São Paulo, Brasília, Manaus e Salvador ainda não formaram seus grupos de trabalho. Mas, na avaliação do coordenador da câmara temática nacional, Cláudio Langone, as ações estão bem adiantadas, se comparadas às das outras câmaras temáticas; e as cidades que ainda não juntaram seus representantes para tratar de meio ambiente e sustentabilidade devem fazer isso antes do seminário previsto para setembro.

TEC/SONORA - Coordenador da Câmara Temática Nacional, Cláudio Langone "Nossa expectativa é até o final de setembro concluir isso e ter as doze câmaras funcionando. A gente tem uma dinâmica muito executiva de trabalho, que nos permitirá, certamente, chegar ao final de ano com um grau de avanço bastante importante, há dois anos e meio da realização da Copa, já com diretrizes, projetos definidos, estratégia de implementação, orçamento previsto e com uma dimensão muito importante, que é uma agenda muito forte de diálogo com a FIFA, de integração."

LOC/REPÓRTER: Cláudio Langone comentou a importância da participação de vários setores da sociedade na câmara temática. Nesta terça-feira, estiveram presentes representantes dos ministérios do Planejamento, do Turismo e do Meio Ambiente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Controladoria Geral da União, de dez das doze regiões que vão receber jogos da Copa de 2014, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes e da Casa Civil do Rio de Janeiro. Na avaliação da assessora de Relações Exteriores do BID, Helga Flores Trejo, a participação de todos é essencial para que seja alcançado o único objetivo traçado: reforçar a importância da sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente.

TEC/SONORA - Assessora de Relações Exteriores do BID, Helga Flores Trejo "Nós achamos que a Copa, agora, nos dá uma oportunidade muito grande para avançar este legado de sustentabilidade. Nossa especialidade não é futebol, nossa especialidade é ser parceiro das cidades e do governo federal para avançar as oportunidades, os efeitos positivos que a Copa vai deixar no dia depois. Então, nós ficamos muito felizes porque o governo, o Ministério do Esporte tem este trabalho das Câmaras Temáticas."

LOC/REPÓRTER: A assessora de Relações Exteriores do BID comentou que, nos últimos dez anos, o banco investiu cerca de sete bilhões de dólares em cidades brasileiras. E, para as obras da Copa de 2014, está aplicando recursos a fundo perdido e faz empréstimos a estados e cidades que vão sediar o Mundial da FIFA.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla