Ministério do Esporte Trabalhadores rurais pedem mais investimento para o esporte e o lazer no campo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Trabalhadores rurais pedem mais investimento para o esporte e o lazer no campo

Integrantes da Via Campesina, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, reuniram-se com o ministro Orlando Silva na quinta-feira (25.08), em Brasília

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte recebeu, em Brasília, integrantes da Via Campesina. O grupo, formado por lideranças do campo, é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e chegou à capital federal no início da semana, para tratar de assuntos com diversos órgãos. Nessa quinta-feira, o ministro Orlando Silva conversou com os manifestantes, que pediram atenção a quatro pontos específicos, entre eles a construção de cem quadras poliesportivas no campo. O ministro do Esporte disse que vai avaliar o orçamento, mas observou que é preciso verificar, cuidadosamente, a posse das terras, antes de liberar os recursos. O grupo também pediu que o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, chegue aos assentamentos rurais, para que crianças e adolescentes tenham acesso a atividades esportivas e ao lazer, na hora em que estão fora da sala de aula, sem que eles precisem se deslocar até a cidade. Um terceiro ponto é a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A Via Campesina quer que os alimentos produzidos nos assentamentos sejam servidos às delegações que vão vir ao Brasil. Uma das diretoras nacionais do MST, Simone Tomás, considera que a inclusão desses alimentos nas refeições servidas às delegações seria uma forma de divulgar a produção brasileira e incentivar a exportação.

TEC/SONORA - Diretora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Simone Tomas

"Uma forma de contribuição para a sociedade brasileira, para a sociedade internacional. E nós temos a perspectiva de dar continuidade a esse diálogo com o ministério, para que a gente possa avançar na melhoria das infraestruturas para as nossas famílias - juventude, mulheres, homens e crianças -, para que possam ter melhores condições de vida nos assentamentos."

LOC/REPÓRTER: Segundo a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, muitos assentamentos produzem arroz, feijão, leite, frutas, verduras e legumes de forma orgânica. O quarto e último item da pauta tratada no encontro com o ministro Orlando Silva foi a Lei de Incentivo ao Esporte. A Via Campesina pediu apoio do ministério na elaboração de um projeto que possa levar o esporte aos assentamentos, com a ajuda da iniciativa privada. Funcionaria da seguinte forma: parte dos recursos que as empresas destinariam ao Imposto de Renda devido à Receita Federal poderia ser aplicada nesse projeto. E assim funciona a Lei de Incentivo ao Esporte, mas o dinheiro só pode ser aplicado nas iniciativas aprovadas pelo ministério.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla