Ministério do Esporte Ministro do Esporte apresenta panorama da Copa e das Olimpíadas ao CDES
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro do Esporte apresenta panorama da Copa e das Olimpíadas ao CDES

Além de comentar os preparativos para os dois eventos, Orlando Silva tirou dúvidas e debateu com os conselheiros, o presidente da Embratur, Flávio Dino, e a ministra- coordenadora de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty, Vera Cíntia Alvarez

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte participou da quinta reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, a respeito de Copa e Jogos Olímpicos. Esse conselho é formado por trabalhadores, empresários e representantes de diversos setores. O foco do debate, organizado no Palácio do Planalto, nessa quinta-feira, foi o legado e a organização do Mundial da FIFA. Orlando Silva falou sobre os preparativos para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Os dois eventos são uma excelente oportunidade de os governos federal, estaduais e municipais atuarem em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e projetar a imagem do Brasil no exterior. A organização bem sucedida da Copa significa o sucesso para o País no cenário internacional. E a construção do legado, o que vai ficar para a população depois dos jogos, é o maior desafio, ou seja, a melhoria da qualidade de vida do brasileiro, na opinião do ministro.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"É importante também a realização com sucesso para o nosso povo, para nossa autoestima - a demonstração prática de ter a capacidade de encantar o mundo. Uma segunda oportunidade que é muito importante diz respeito ao aperfeiçoamento de infraestrutura. É evidente que o Brasil tem desafios de infraestrutura e temas como transporte, aeroportos, são temas urgentes, para hoje, mas a Copa do Mundo, nesse caso, tem o papel de catalisador - é aquele agente que você ativa e acelera determinados processos. Então, nossa perspectiva é de que haja uma contribuição para melhorar a infraestrutura do País."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte também comentou que espera mostrar o Brasil como um país democrático e que, ao mesmo tempo, tem suas instituições fortalecidas. Orlando Silva destacou outros pontos da organização da Copa de 2014, como a capacidade de o País intensificar a atividade turística, a segurança nacional e os impactos positivos para o fortalecimento da economia. Um dos temas bastante discutidos foi a qualificação dos serviços e a capacitação dos brasileiros que vão trabalhar no Mundial e nas Olimpíadas. O ministro sugeriu a organização de um fórum com representantes de centrais sindicais para debater o assunto e estabelecer metas sociais. Um dos conselheiros que acompanhou a palestra de Orlando Silva ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Humberto Mota, ficou satisfeito com a exposição do ministro do esporte.

TEC/SONORA - Conselheiro Humberto Mota

"Foi excepcional, foi uma das melhores reuniões que tivemos. Com relação à questão de infraestrutura: foi a exposição mais completa que tivemos ainda nesse grupo de trabalho. O ministro Orlando Silva foi muito preciso em abordar tanto os temas de infraestrutura aeroportuária e até da portuária, quer dizer, problema que não está diretamente ligado à área dele, mas ele mostrou que está acompanhando, que está atualizado e deu, ao grupo de trabalho, respostas."

LOC/REPÓRTER: Assim como o conselheiro Humberto Mota, participaram do debate com o ministro Orlando Silva, no Palácio do Planalto, outros 11 membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, além do presidente da Embratur, Flávio Dino, e a ministra-coordenadora de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty, Vera Cíntia Alvarez.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla