Ministério do Esporte Ministro Orlando Silva recebe em Brasília representantes de movimentos sociais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro Orlando Silva recebe em Brasília representantes de movimentos sociais

No encontro, o ministro do Esporte prometeu propor, à Secretaria Geral da Presidência da República, a criação de um grupo de trabalho envolvendo governo e sociedade civil para debater as desapropriações referentes às obras da Copa

LOC/REPÓRTER: O ministro Orlando Silva recebeu representantes de frentes nacionais em Brasília, nesta quarta-feira. Um grupo de dez pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e ao Movimento Resistência Urbana se reuniram com o ministro do Esporte para tratar das desapropriações referentes às obras da Copa de 2014. Há cerca de um ano, eles acompanham o processo de transferência das famílias que vivem em áreas que já passaram, passam ou vão passar por algum tipo de intervenção. Nesta quarta-feira, eles receberam a palavra do ministro de que vai sugerir, à Secretaria-Geral da Presidência da República, a criação de um grupo de trabalho com representantes do governo e da sociedade civil para debater o tema. Orlando Silva ponderou que o assunto diz respeito aos governos estaduais e municipais, mas mostrou que quer contribuir com o diálogo.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Eu vou propor que participe a Secretaria-Geral (da Presidência da República) - que eu acho que com o Gilberto Carvalho, que é do núcleo de coordenação do governo, você tem um canal, digamos assim, direto com a coordenação política do governo; o Ministério das Cidades; a Secretaria de Direitos Humanos, que tem sido o vértice pra responder aos órgãos internacionais os temas urbanos; e eu acho que botar a Justiça, que quem está lidando com marco legal de desapropriação é a Justiça; e o Ministério do Esporte."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte pediu aos representantes dos movimentos sociais que providenciem um relatório que aponte as necessidades das regiões que vão passar pelas intervenções e das famílias que precisam ser transferidas. O grupo se comprometeu a apresentar o documento em duas semanas. Um dos coordenadores nacionais do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, considerou produtiva a reunião com o ministro do Esporte.

TEC/SONORA - Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos

"Nós avaliamos que, enquanto um primeiro passo, foi positivo. Agora, a gente espera que aquilo que foi proposto - que é um canal regular de negociação sobre o problema das remoções - tenha, de fato, uma efetividade. Avaliamos que hoje se abriu um canal."

LOC/REPÓRTER: Guilherme Boulos comentou a importância de a comissão estabelecer prazos, já que algumas obras já estão em andamento, e garantiu que, em duas semanas, os representantes dos movimentos sociais vão apresentar ao governo o relatório sobre a transferência de famílias nas cidades-sede.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla