Ministério do Esporte Brasil fortalece a colaboração e o intercâmbio com Ministério do Esporte do Benin, na África
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Brasil fortalece a colaboração e o intercâmbio com Ministério do Esporte do Benin, na África

País africano procura aprender a técnica e a habilidade do futebol e do vôlei brasileiros, além de implantar o programa Segundo Tempo

LOC/REPÓRTER: A troca de experiências e a atuação de profissionais brasileiros, qualificados na área esportiva, no Benin, na África. Esse foi um dos acordos firmados, nesta quinta-feira, entre os ministros do Esporte do Brasil, Orlando Silva, e do Benin, Didier Aplogan. O ministro do Esporte e também presidente da Federação de Vôlei beninense comentou as semelhanças entre o país africano e o Brasil.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte do Benin - Didier Aplogan

"Quando comparamos a realidade do Benin com a realidade brasileira, nós percebemos que tem muita coisa semelhante. As pessoas são semelhantes, as plantas, o solo, a cor da terra é semelhante. Então, nós queríamos, haja vista essa semelhança, que o futebol em Benin seja também semelhante ao futebol brasileiro. O que realmente faz a diferença é que nós não temos tanta experiência quanto a organização e técnica que tem no Brasil. Justamente por isso que nosso presidente pediu para que visitássemos o Brasil, para conhecer o que está sendo feito aqui no Brasil, para fortalecer os laços e permitir a troca entre os dois países e aproveitar a experiência brasileira nesse área."

LOC/REPÓRTER: Didier Aplogan acrescentou que, além do futebol, Benin também quer transferir as experiências brasileiras em relação ao vôlei e ao programa Segundo Tempo, que trabalha a formação da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social - drogas, trabalho infantil e gravidez precoce. O ministro do Esporte do Brasil, Orlando Silva, propôs organizar um grupo de gestores na área esportiva para conversar e ensinar aos profissionais beninenses, além de promover um seminário com as experiências brasileiras em políticas de esporte e lazer.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte do Brasil - Orlando Silva

"Imagino que poderíamos ter duas dimensões. O primeiro é refletir conjuntamente com os irmãos do Benin sobre a experiência que vivemos em projetos sociais. Mas é importante sistematizar experiência. Porque, a cada novo olhar que colocamos nos programas, percebemos ajustes que devem ser realizados. O Brasil é muito grande e muito diferente. E o intercâmbio que queremos fazer com Benin, nós precisamos fazer permanentemente com os estados do país. Fazer cursos e informar as experiências brasileiras com a pratica esportiva."

LOC/REPÓRTER: Em relação ao vôlei e ao futebol, o ministro do Esporte acredita no intercâmbio técnico, e é possível que a ABC (Associação Brasileira de Cooperação) tenha interesse numa possível parceria com o grupo Olé Brasil!, que tem uma boa experiência em formação de atleta de futebol, boas instalações e profissionais bem preparados para ensinar aos beninenses. Já em relação ao vôlei, o ministro Orlando Silva informou que a comitiva do Benin vai conhecer, nesta sexta-feira, o Centro de Treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro, onde treina a seleção masculina de vôlei. Ele acredita na criação de agenda para enviar treinadores brasileiros para Benin.

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla