Ministério do Esporte Governo federal lança Câmara Temática de Transparência da Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Governo federal lança Câmara Temática de Transparência da Copa 2014

O grupo de trabalho, formado nesta quinta-feira, completa o círculo de nove câmaras temáticas criadas para contribuir na organização do Mundial da FIFA e na construção do legado

LOC/REPÓRTER: O governo federal instalou, nesta quinta-feira, a Câmara Temática de Transparência da Copa 2014. Esse é o nono e último grupo de trabalho criado para contribuir na organização do Mundial da FIFA. Além dele, existem as câmaras temáticas de Infraestrutura; Estádios; Segurança; Sáude; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Turístico; Promoção Comercial e Tecnológica; e Cultura, Educação e Ação Social. Esses grupos de trabalho propõem políticas públicas e sugerem soluções técnicas para a organização da Copa e a construção do legado - o que fica para sociedade, quando a competição terminar. A equipe da Câmara Temática de Transparência será formada por representantes do Ministério do Esporte, da Controladoria-Geral da União, da Advocacia-Geral da União, dos governos locais das cidades-sede e por pessoas da sociedade civil. O ministro do Esporte, Orlando Silva, comenta que a colaboração dos estados e das cidades-sede será fundamental para que a organização da Copa seja a mais transparente possível.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"A nossa expectativa é que os governos estaduais, os governos municipais, tragam a sua experiência, sua competência, sua capacidade no bem gerir para que a Copa seja marcada pela máxima transparência. A Copa do Mundo é uma oportunidade extraordinária para o Brasil mostrar-se ao mundo, com todas as suas características, como um país democrático, um país que tem o compromisso com o aperfeiçoamento da gestão. E esse esforço de ter uma governança com a máxima transparência faz parte do perfil que desejamos do Brasil no futuro."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva acrescentou que o governo federal está somando esforços para garantir o acesso às informações sobre os preparativos do Mundial da FIFA.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Nós queremos aprender com boas práticas, aprender com medidas institucionais, no sentido de garantir acesso à informação para os meios de comunicação, acesso à informação para a sociedade brasileira, de modo que possamos celebrar, em 2014, a vitória da seleção, a vitória da organização e a vitória da transparência na preparação do Mundial da FIFA."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte ressaltou que a população também precisa acompanhar e fiscalizar os trabalhos de preparação da Copa de 2014. O advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, que participou do lançamento da Câmara Temática de Transparência, disse que o grupo de trabalho constitui uma ferramenta que pode fortalecer a imagem do Brasil no exterior.

TEC/SONORA - Advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams

"Essa câmara tem um significado especial para demonstrar a força das nossas instituições no Brasil. E essa câmara mostra que o Brasil tem capacidade de despontar, não só no futebol - que é tradicional - mas também na expressão de uma institucionalidade forte, uma democracia forte."

LOC/REPÓRTER: Na mesma linha de pensamento do advogado-geral da União, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, garante que as atividades da Câmara Temática de Transparência vão ter um efeito prático em cada cidade que vai receber os jogos da Copa.

TEC/SONORA - Ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage

"A controladoria, juntamente com o Ministério do Esporte, vai realizar o monitoramento in loco, periodicamente, em todas as cidades-sede, não somente com o objetivo de assegurar o fluxo das informações, mas também de acompanhar o próprio andamento dos trabalhos."

LOC/REPÓRTER: Jorge Hage lembrou que o governo federal disponibiliza um site específico para dar transparência à preparação do Mundial da FIFA. O endereço é www.portaltransparencia.gov.br/copa2014

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla