Ministério do Esporte Ministro faz balanço das obras para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro faz balanço das obras para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016

"O primeiro ciclo corresponde a investimentos de maturação um pouco mais demorada. O segundo ciclo, à infraestrutura, suporte de serviços fundamentais para o sucesso do Mundial. E o terceiro ciclo começa no próximo ano. Diz respeito aos temas operacionais importante para o sucesso do evento", afirmou Orlando Silva

LOC/REPÓRTER: O Tribunal de Contas da União promove até esta quarta-feira o seminário "Infraestrutura Turística, Megaeventos Es¬portivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior". Nesta terça-feira, o debate foi sobre o uso do dinheiro público e o cumprimento de prazos para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O ministro do Esporte, Orlando Silva, fez um balanço dos preparativos, que começaram há dois anos.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte - Orlando Silva

"Foi no dia 31 de maio de 2009 que a FIFA decidiu quais seriam as cidades da Copa. As doze cidades da Copa. E, a partir daí, o segundo semestre de 2009 foi dedicado ao trabalho conjunto com as cidades da Copa, os governos estaduais e vários ministérios do governo federal para estruturar o que seria a Matriz de Responsabilidades. Ali, fixamos critérios para mobilidade, estudamos as demandas do setor aeroportuário, verificamos que aspectos deveriam estruturar as nossas arenas. Ao final, no dia 13 de janeiro, numa solenidade aqui em Brasília, o presidente Lula liderou essa Matriz que é o documento fundador. É uma iniciativa, portanto, do governo federal, dos estados e das cidades-sedes da Copa, um pacto que encerra um primeiro ciclo de planejamento de trabalho da Copa de 2014."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte destacou as três etapas desse planejamento.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte - Orlando Silva

"O primeiro ciclo corresponde a investimentos de maturação um pouco mais demorada. O segundo ciclo, à infraestrutura, suporte de serviços fundamentais para o sucesso do Mundial. E o terceiro ciclo começa no próximo ano. Diz respeito aos temas operacionais importantes para o sucesso do evento. Portanto, a Matriz tem a assinatura de todos os governo envolvidos, tem validade até 2014. É um documento que não é exaustivo."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte lembrou que serão investidos 900 milhões de reais em terminais turísticos nos portos de Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Manaus. Orlando Silva também destacou a criação de um grupo de trabalho interministerial para cuidar especificamente da questão dos aeroportos e também destacou o andamento das obras nos estádios da Copa.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte - Orlando Silva

"Na segunda-feira, teve início a obra do último estádio, que foi a Arena das Dunas, em Natal. No final do próximo ano, teremos seguramente oito das 12 arenas prontas, o que dará segurança e conforto para a realização do Mundial."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva também mencionou os 50 projetos de mobilidade urbana que vão ficar como legado da Copa. Duzentos milhões de reais vão ser investidos em internet banda larga para atender a quatrocentas emissoras de TV e mais de 20 mil jornalistas de todo o mundo. O ministro do Esporte lembrou que, em função da Copa do Mundo, o Brasil conseguirá gerar setecentas mil novas vagas de emprego. O ministro do Esporte adiantou que, nos próximos dias, vai ser encaminhada à Presidência da República a Lei Geral da Copa, que garante o cumprimento das exigências da FIFA.

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla