Ministério do Esporte Ministro do Esporte participa em Fortaleza de fórum sobre o legado da Copa nas cidades
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro do Esporte participa em Fortaleza de fórum sobre o legado da Copa nas cidades

"A minha expectativa é que esse seminário ofereça indicações, propostas, projetos, para que o legado que a Copa deixe em Fortaleza, no Ceará, seja um legado muito substantivo", afirmou o ministro Orlando Silva nesta sexta-feira.

LOC/REPÓRTER: Preparar a Copa do Mundo de 2014 pensando no legado, no que vai ficar para as cidades e a população brasileira depois do apito final na decisão do Mundial da FIFA. Essa é uma das principais preocupações do governo federal, que trabalha não só para preparar o Brasil para receber os jogos, como também para deixar um País melhor a todos os brasileiros. O legado da Copa foi tema de um fórum organizado pelo Instituto das Cidades, uma organização civil sem fins lucrativos, nesta sexta-feira, em Fortaleza, no Ceará. O ministro do Esporte participou da mesa-redonda como palestrante, a convite do senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará. Orlando Silva acredita que iniciativas como essa contribuem para a formação conjunta do legado, debatendo as necessidades de cada setor envolvido.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"O seminário aqui é muito importante porque aborda o legado social que a Copa pode deixar. E aqui nós temos a oportunidade de ouvir a comunidade, de ouvir o setor esportivo, de ouvir a sociedade de Fortaleza. A minha expectativa é que esse seminário ofereça indicações, propostas, projetos, para que o legado que a Copa deixe em Fortaleza, no Ceará, seja um legado muito substantivo."

LOC/REPÓRTER: Além do ministro Orlando Silva e do senador Inácio Arruda, participaram do Fórum Nacional sobre o Legado da Copa 2014 e o Desenvolvimento das Cidades deputados federais e estaduais, vereadores, representantes de associações comunitárias, de federações esportivas, estudantes universitários e ex-atletas. Cerca de 500 pessoas se inscreveram para o fórum, que foi aberto à comunidade. A sócia-fundadora da Associação de Moradores do Bairro Siqueira, do extremo sul de Fortaleza, Maria Aurélia Silva, assistiu ao debate e ficou satisfeita com a possibilidade de participar do seminário e apresentar as carências da região onde vive.

TEC/SONORA - Sócia-fundadora da Associação de Moradores do Bairro Siqueira, Maria Aurélia Silva

"A gente 'tá? percebendo toda a sociedade, todos os segmentos possíveis unidos aqui, interessados e comprometidos com esse evento, que é um evento ímpar."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Maria Aurélia Silva, moradores do bairro Siqueira terão que ser transferidos para outro local por causa das obras para Copa. A sócia-fundadora da associação acompanha as negociações com o governo e avalia que a mudança faz parte do desenvolvimento urbano. Os preparativos para o Mundial da FIFA englobam uma série de medidas que vão melhorar vários setores. A inclusão social é um dos temas que fazem parte desse progresso. Durante o fórum, o ministro Orlando Silva adiantou que o Ministério do Esporte está organizando um projeto voltado para jovens moradores de cidades carentes.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Ainda este ano deve ser anunciada parceria do governo federal com as cidades-sede para estimular o futebol, o esporte - sobretudo, incorporando crianças e jovens em vulnerabilidade social. Dessa maneira, a Copa vai ter não só investimento em infraestrutura, mas investimento nas pessoas. Além, é claro, dos ganhos que nós teremos com autoestima, porque o sucesso vai mostrar ao mundo a capacidade do Brasil de realizar, de fazer um evento dessa magnitude."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte comentou que as cidades e os governos estadual e federal vão cumprir o acordo firmado e descrito na Matriz de Responsabilidades. Orlando Silva informou que alguns projetos estão sendo revisados e ajustados para que os cronogramas da Copa de 2014 sejam cumpridos.

De Fortaleza, Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla