Ministério do Esporte Seminário sobre cultura em megaeventos discute planos para a Copa e as Olimpíadas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Seminário sobre cultura em megaeventos discute planos para a Copa e as Olimpíadas

Governo Federal quer aproveitar ao máximo o intercâmbio cultural para 2014 e 2016

LOC/REPÓRTER: O Ministério da Cultura promove até esta sexta-feira, em Brasília, o Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos, com o apoio da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social da Copa, criada pelo Ministério do Esporte. O objetivo do evento é facilitar a troca de experiências de países que receberam Mundiais da FIFA e Jogos Olímpicos. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, comenta as expectativas com esse aprendizado.

TEC/SONORA: Ministra da Cultura - Ana de Hollanda

"Vai ser mais para se conhecer, para se ouvir, para busca de entendimentos para podermos desenvolver um trabalho cultural. Pensando muito também no legado cultural que vamos deixar, o legado da Copa. Acho que o Brasil vai se estruturar melhor para esse tipo de grande evento e vamos ter que pensar o Brasil que vai receber gente de fora, que vai se conhecer melhor e, para isso, nós temos que nos estruturar."

LOC/REPÓRTER: Ana de Hollanda disse ainda que o Brasil é um país bonito, alegre, organizado e capaz. Ela acredita que esse seminário não vai ser definitivo para decidir o que vai ser feito para Copa e Olimpíadas, mas é parte de um processo de construção. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, a Copa do Mundo é muito mais do que 32 equipes disputando 64 partidas de futebol.

TEC/SONORA: Ministro do Esporte - Orlando Silva

"Tem múltiplas dimensões, dimensões no campo da economia, da sociedade e da cultura. A expectativa nossa é que o Ministério da Cultura lidere um processo em que o Brasil possa celebrar a sua diversidade cultural, possa mostrar ao mundo as suas possibilidades e dessa maneira, estimular o sucesso do Mundial de 2014."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva acrescentou que o sucesso do evento vai estimular outros públicos, além do esportivo, a visitar o Brasil, ampliando o alcance desse setor turístico e cultural do país. Isso significa a geração de emprego, já que o turismo é uma das indústrias que mais geram empregos no país. A ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, acredita que o debate vai valorizar a inclusão e a igualdade racial.

TEC/SONORA: Ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) - Luiza Bairros

"Ele é amplo, no sentido de abarcar várias questões sociais envolvidas com a realização dos jogos no Brasil. E a Seppir, nesse sentido, tem um interesse muito grande porque é um momento de fazer a inclusão racial valer realmente no processo, principalmente na Copa do Mundo."

LOC/REPÓRTER: Para Luiza Bairros, a população negra deve abraçar as oportunidades que surgem através do esporte, inclusive a geração de empregos. Também participaram do Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos representantes de Barcelona, na Espanha, da Cidade do Cabo, na África do Sul, e profissionais envolvidos com a organização da Copa de 2014.

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla