Ministério do Esporte Ministério do Esporte premia quem investiu em projetos por meio da Lei de Incentivo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério do Esporte premia quem investiu em projetos por meio da Lei de Incentivo

Em sua segunda edição, Prêmio Empresário Amigo do Esporte, realizado na segunda-feira (08.08), incluiu pessoas físicas que destinaram até seis por cento do Imposto de Renda a projetos esportivos.

LOC/REPÓRTER: Em noite de festa no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, o Ministério do Esporte reconheceu o apoio das empresas que mais investiram no esporte em 2010, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Um das novidades este ano foi a premiação das três pessoas físicas que mais destinaram recursos a projetos da Lei de Incentivo. Representantes de dezenas de empresas subiram ao palco para receber o Prêmio Empresário Amigo do Esporte. No ano passado, essas companhias optaram por investir recursos em projetos aprovados pelo Ministério do Esporte. O dinheiro aplicado corresponde a até um por cento do Imposto de Renda que seria pago à Receita Federal. O governo abre mão dessa fatia em troca de apoio a ideias que ajudem o esporte nacional. Para o ministro Orlando Silva, o Prêmio Empresário Amigo do Esporte é uma oportunidade de reconhecer esse apoio por parte da iniciativa privada e incentivar outras empresas a investirem, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"É uma noite de agradecimento a todas as empresas, pessoas, que ajudaram a desenvolver o esporte no último ano, que fizeram da Lei de Incentivo um instrumento para apoio a atletas, clubes, eventos, e, dessa maneira, desenvolver o esporte no Brasil. Nós nos aproximamos de R$ 200 milhões em 2010 e confiamos que ultrapassaremos a barreira de R$ 300 milhões investidos a partir da Lei de Incentivo ao Esporte no ano de 2011."

LOC/REPÓRTER: Antes de iniciar o discurso, o ministro do Esporte convidou para subir ao palco o presidente da Comissão de Esporte e Turismo da Câmara, deputado Jonas Donizette, do PSB de São Paulo. Orlando Silva destacou que o apoio dos parlamentares foi fundamental para que a Lei de Incentivo ao Esporte saísse do papel. Sobre os projetos apresentados por instituições e federações, o presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte, Ricardo Cappelli, acredita que a tendência é aumentar cada vez mais o número de iniciativas e que mais empresas invistam também em regiões onde determinadas modalidades esportivas começam a caminhar.

TEC/SONORA - Presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte, Ricardo Cappelli

"A gente tem projetos e propostas do Brasil inteiro - de esporte de rendimento, de participação, de esporte educacional. Este ano, inclusive, a gente vai estar premiando as empresas que mais investiram pelas regiões, por estado, para valorizar, porque às vezes tem uma pequena empresa que não investe muitos recursos nacionalmente, mas ela pegou aquele pequeno recurso que ela tinha e apoiou um projeto no seu estado. Isso é muito importante porque o Brasil é um país continental, então essas iniciativas locais são muito importantes."

LOC/REPÓRTER: Para Ricardo Cappelli as empresas que ainda desconhecem a Lei de Incentivo ao Esporte deveriam buscar informações, porque estão em condições de apoiar projetos sociais e atletas do alto rendimento. Pessoas físicas também podem garantir o desenvolvimento de projetos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, aplicando até seis por cento do Imposto de Renda devido. Durante a cerimônia, no Esporte Clube Pinheiros, foram entregues 66 prêmios, divididos por estado e também nas seguintes categorias: Maior Amigo do Esporte, Melhor Amigo do Esporte, Melhor Amigo do Esporte Educacional, Melhor Amigo do Esporte de Participação, Melhor Amigo do Esporte de Rendimento, Melhor Amigo do Esporte - Pessoa Física, Dedicação e Incentivo ao Esporte. Dois medalhistas olímpicos comandaram a festa do Prêmio Empresário Amigo do Esporte: o judoca Flávio Canto e Isabel Swan, do iatismo. A festa reuniu vários atletas e personalidades ligadas ao esporte. As apresentações artísticas ficaram por conta do violonista Yamandu Costa e do comediante Diogo Portugal.

De São Paulo, Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla