Ministério do Esporte Lei de Incentivo ao Esporte beneficia 50 alunos de taekwondo no Instituto Olga Kos, em São Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lei de Incentivo ao Esporte beneficia 50 alunos de taekwondo no Instituto Olga Kos, em São Paulo

Pessoas com deficiência intelectual aprendem a filosofia e os movimentos do taekwondo, aprimorando o equilíbrio emocional e psicológico

LOC/REPÓRTER: O esporte é uma excelente ferramenta de melhoria da parte física, mental e motora de qualquer ser humano. As atividades que exigem movimentos do corpo também ajudam no raciocínio e no equilíbrio emocional e psicológico. Pensando nessas possibilidades de tratamento e inclusão, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural criou e implantou vários projetos em São Paulo, entre eles, o Taekwondo para Jovens Especiais. Atualmente, 50 jovens e adultos com deficiência intelectual e portadores da síndrome de Down são atendidos pelo Instituto Olga Kos. E para praticar a arte marcial coreana não importa a idade: os alunos têm idade entre 3 e 58 anos. O presidente da instituição, Wolf Vel Kos, explica o que motivou a criação do instituto, há três anos.

TEC/SONORA: Presidente do Instituto Olga Kos - Wolf Vel Kos

"O deficiente intelectual é rejeitado pela aparência. O nosso trabalho é quebrar essa rejeição que se tem com eles e criar inclusão - através do esporte a gente tem conseguido. O nosso objetivo não é alto rendimento, a gente desenvolve só o kata, dando o equilíbrio, dando filosofia do esporte."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Wolf Vel Kos, o projeto Taekwondo para Jovens Especiais conta com o apoio de patrocinadores. Um deles é o Itaú, que investe mais de R$ 380 mil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Esse dinheiro faz parte do Imposto de Renda que a Receita Federal deixa de receber, anualmente. Ela abre mão desses recursos para que as empresas apliquem diretamente em projetos aprovados pelo Ministério do Esporte. O presidente do Instituto Olga Kos comenta a importância dessa parceria com o governo federal.

TEC/SONORA: Presidente do Instituto Olga Kos - Wolf Vel Kos

"As escolas esportivas são totalmente apoiadas pelo Ministério do Esporte desde seu nascedouro. Eu diria até que nós só conseguimos formatar essas escolas porque o apoio que o Ministério do Esporte nos deu foi muito grande, ao ponto de, em 2009, eles abrirem um curso para ensinar projetos porque a lei era nova e nós fomos muito beneficiados com isso. Eles estão lá pra ajudar a gente."

LOC/REPÓRTER: Segundo Wolf Vel Kos, o patrocínio garante o funcionamento do instituto. E para celebrar essas iniciativas por parte de empresários e cidadãos que acreditam e investem nos projetos sociais por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, está marcada para a próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. É a segunda edição do prêmio. A cerimônia será às sete e meia da noite, no Esporte Clube Pinheiros, no Jardim Europa, em São Paulo. Para mais informações sobre o Prêmio Empresário Amigo do Esporte, acesse www.esporte.gov.br.

De São Paulo, Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla