Ministério do Esporte Projeto Grael - Ventos de Cidadania já beneficiou 10 mil alunos da rede pública no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Projeto Grael - Ventos de Cidadania já beneficiou 10 mil alunos da rede pública no Rio

Criado há 12 anos, o projeto conta com a participação de jovens entre 9 e 24 anos de idade e já revelou campeões mundiais da vela

LOC/REPÓRTER: Os velejadores Samuel Gonçalves, Allan Tavares, Hallan Batista e Alex Sandro Mattos se destacaram este ano na prova de regata oceânica Cape Town-Rio. Os brasileiros saíram da Cidade do Cabo, na África do Sul, com destino ao Rio de Janeiro, e venceram a competição, garantindo o título da tradicional regata. Os campeões foram revelados pelo Projeto Grael - Ventos de Cidadania, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, criado há 12 anos, no Rio de Janeiro, por iniciativa dos irmãos Torben e Lars Grael e do também velejador Marcelo Ferreira. A instituição oferece apoio a atividades esportivas e cursos profissionalizantes para jovens da rede pública de ensino, com idades entre 9 e 24 anos. A gerente adjunta do Instituto Rumo Náutico, Joanna Dutra, explica por que o projeto foi criado.

TEC/SONORA: Gerente adjunta do Instituto Rumo Náutico - Joanna Dutra

"Com o objetivo de popularizar o esporte da vela, que até então era um esporte elitista, que pouca gente tinha acesso, no entanto, era o esporte que tinha trazido mais medalhas para o País. Então, a gente usa os esportes náuticos como instrumento de educação, de estimulo à profissionalização e de construção da cidadania."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Joanna Dutra, 10 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Projeto Grael e 400 vagas são abertas por semestre. O Instituto Rumo Náutico conta com o patrocínio da empresa Oi, no valor superior a um milhão e duzentos mil reais, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Ela conta que a parceria é bem sucedida porque tem um diferencial.

TEC/SONORA: Gerente adjunta do Instituto Rumo Náutico - Joanna Dutra

"A parceria com a Oi é uma parceria de longo prazo. Embora os projetos da lei sejam de 12 meses, a gente já vem há quatro anos incentivando projetos na Lei de Incentivo ao Esporte. A gente realmente fica com as crianças e adolescentes em torno de três anos e meio a quatro anos, então, a gente tem uma oportunidade de realmente fazer a diferença no processo educativo de formação desse cidadão."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Joanna Dutra, o projeto trabalha, também, com programa profissionalizante e programa ambiental. O Instituto Rumo Náutico vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do governo do estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras.

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla