Ministério do Esporte Pesquisa aponta que 90% dos coordenadores do Segundo Tempo aprovam acompanhamento pedagógico do programa
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Pesquisa aponta que 90% dos coordenadores do Segundo Tempo aprovam acompanhamento pedagógico do programa

A pesquisa foi desenvolvida para criar uma escala de tópicos que determina os avanços do Segundo Tempo e os eventuais aperfeiçoamentos

LOC/REPÓRTER: A grande maioria dos coordenadores aprova o acompanhamento pedagógico do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério do Esporte para democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social - prostituição, drogas e trabalho infantil. O projeto ajuda na formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida desses jovens. Para aperfeiçoar a iniciativa, o Ministério do Esporte tem procurado inovar e aprimorar a formação dos coordenadores dos núcleos do programa em todo o país. De acordo com estudo elaborado pelas Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo, cerca de 90% dos coordenadores dos convênios aprovaram o acompanhamento pedagógico e administrativo. O coordenador pedagógico do programa, Amauri Bássoli, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, explica como a pesquisa foi feita e aponta os resultados desse estudo.

TEC/SONORA: Coordenador pedagógico do programa - Amauri Bássoli

"Fizemos via internet, com a participação de todos os coordenadores gerais do convênio do Programa Segundo Tempo. O resultado foi extremamente positivo, no qual houve uma valorização do processo pedagógico até então desenvolvido, ou seja, o processo de formação continuada que o Programa Segundo Tempo vem desenvolvendo desde o ano 2008. De uma forma mais sistemática, em que todos os coordenadores, seja da questão da coordenação geral, ou setorial pedagógica ou de núcleo, passa por um processo de capacitação, assim como também, os monitores. As temáticas estão adequadas, de acordo com os coordenadores gerais dos convênios. Contribuem substancialmente com o avanço e com a ação efetiva dos coordenadores junto às atividades dos núcleos e, consequentemente, com a atuação dos monitores."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o coordenador pedagógico do programa, a pesquisa foi desenvolvida para criar uma escala de tópicos que determina os avanços do Segundo Tempo e as eventuais melhorias necessárias. O resultado do trabalho já foi apresentado no Canadá, na Inglaterra e no Congresso Internacional de Educação Física, em Foz do Iguaçu (PR). Amauri Bássoli ficou entusiasmado com os indicadores.

TEC/SONORA: Coordenador pedagógico do programa - Amauri Bássoli

"Muito satisfeito. Porque isso demonstra e valoriza todo o empenho que o Ministério do Esporte tem feito ao longo desses últimos anos. Ou seja, tentando de toda forma, dentro de um projeto social, valorizar os seus atores, as pessoas que tocam esse projeto para frente e que têm uma atuação efetiva junto às crianças do programa. Valorizar esse profissional é valorizar o programa. É valorizar toda ação que nós estamos desempenhando junto a um programa social envolvendo o esporte. Ainda temos muito por fazer e estamos procurando novas tecnologias"

LOC/REPÓRTER: Segundo o coordenador pedagógico do programa Segundo Tempo, Amauri Bássoli, as Equipes Colaboradoras são formadas por 174 profissionais de educação, vinculados a 44 Instituições de Ensino Superior.

Reportagem: Priscila Leite

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