Ministério do Esporte Torcidas organizadas de São Paulo têm 120 dias para cadastrar seus integrantes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Torcidas organizadas de São Paulo têm 120 dias para cadastrar seus integrantes

O compromisso das torcidas foi registrado no Termo de Ajustamento de Conduta, assinado nesta sexta-feira, com o Ministério do Esporte e o Ministério Público de São Paulo

LOC/REPÓRTER: Dezenas de torcidas organizadas de São Paulo oficializaram, nesta sexta-feira (22.07), o compromisso de se tornarem associações legais, fazerem valer seus direitos e cumprirem suas obrigações. Elas assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de São Paulo e o Ministério do Esporte, que traz normas para o comportamento das organizadas nos jogos de futebol. Antes da assinatura do termo de compromisso, um debate para esclarecer as novas regras. Entre elas, o cadastramento dos torcedores. A ideia, segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, é tornar os estádios mais seguros para todos os torcedores.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Nós queremos criar um ambiente positivo, seguro e confortável nos estádios do Brasil. Eu acredito que a Copa do Mundo é uma oportunidade para que nós possamos melhorar a estrutura, melhorar serviços, melhorar estádios e estimular um comportamento diferenciado das torcidas no estádio. Nós queremos ter as torcidas organizadas como parceiras para criar um ambiente mais amistoso, seguro e confortável nos estádios do Brasil."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte lembrou que a mesma medida já está sendo tomada no Rio de Janeiro e no Paraná. O promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal de São Paulo, Paulo Castilho, detalha como os integrantes das torcidas organizadas devem proceder no cadastramento.

TEC/SONORA - Promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal de São Paulo, Paulo Castilho

"Vai ser identificação facial e digital, de modo que o monitoramento vai permitir que a gente identifique o mau torcedor e responsabilize esse mau torcedor, tanto criminalmente como civelmente. E eventual torcida que insistir em praticar organizadamente atos de violência também será responsabilizada, tanto na esfera criminal quanto na esfera cível. E foi introduzida no novo Estatuto do Torcedor a pena do banimento: vamos poder afastar toda uma instituição, todos os seus associados pertencentes àquela torcida organizada, por até três anos, dos estádios de futebol."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o promotor Paulo Castilho, as torcidas organizadas têm até cento e vinte dias para cadastrar os integrantes. Para o presidente da Raça Tricolor, do Paulista Futebol Clube, Rodrigo Alves, a iniciativa é positiva.

TEC/SONORA - Presidente da Torcida Raça Tricolor, Rodrigo Alves

"Hoje, em muita torcida organizada, às vezes ele [o torcedor] compra a camisa, mas não é cadastrado. É um trabalho novo pra gente, ter que cadastrar todos os associados, agora. Mas certeza que vai dar certo isso daí."

LOC/REPÓRTER: Rodrigo Alves representa uma das quarenta e cinco torcidas organizadas que foram convidadas para assinar o TAC com o Ministério Público de São Paulo e o Ministério do Esporte de São Paulo. O presidente da Confederação Nacional das Torcidas Organizadas, Wildner Rocha, comenta a importância de um trabalho conjunto para melhorar a segurança dentro e fora dos estádios.

TEC/SONORA - Presidente da Confederação Nacional das Torcidas Organizadas, Wildner Rocha

"O cadastro é bom, a gente 'tamo' fazendo nossa parte, hoje o Ministério do Esporte tá entrando também - coisa que antes não tinha - e é isso que a gente quer: todas as esferas envolvidas. Nosso trabalho em parceria com o Ministério Público vem dando resultado, nossos planos preventivos vêm dando certo e é isso o que a gente quer: concretizar mais e levar essa experiência pra outros estados também, através do governo federal - que 'tá? junto com a gente - pra que isso comece a padronizar."

LOC/REPÓRTER: O presidente da Confederação Nacional das Torcidas Organizadas, Wildner Rocha, acredita que o cadastramento pode provocar uma mudança na postura dos torcedores dentro dos estádios. Os integrantes das organizadas podem se cadastrar no site www.cadastramentotorcidalegal.com.br.

De São Paulo, Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla