Ministério do Esporte Copa e Jogos Olímpicos podem triplicar a arrecadação brasileira com turismo
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Copa e Jogos Olímpicos podem triplicar a arrecadação brasileira com turismo

O presidente da Embratur, Flávio Dino, reuniu-se com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir a promoção do Brasil durante os dois megaeventos.

LOC/REPÓRTER: Aproveitar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para consolidar o Brasil como destino turístico. Esse foi o tema da conversa entre o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino. De acordo com o presidente da Embratur, o objetivo do governo é alinhar as políticas de promoção do Brasil para aproveitar a projeção do país no cenário mundial e, por conta desse momento, a importância da aproximação entre o Ministério do Esporte e a Embratur. Alinhamento que deve se intensificar, por exemplo, nos debates da Câmara Temática de Turismo do Comitê Gestor da Copa. Flávio Dino explica que a meta da Embratur é aproveitar os dois maiores eventos esportivos do planeta para dobrar o número de turistas que visitam o Brasil e triplicar a arrecadação brasileira com a atividade.

TEC/SONORA: Presidente da Embratur - Flávio Dino

"A nossa meta é chegar em 2020 com dez milhões de turistas/ano e chegar a vinte bilhões de dólares/ano oriundos da atividade do turismo."

LOC/REPÓRTER: Para isso, o presidente da Embratur recomenda que o trabalho comece imediatamente e precisa ir além de 2014 e 2016.

TEC/SONORA: Presidente da Embratur - Flávio Dino

"É importante cuidar do antes e do depois. Aproveitar desde logo os eventos relacionados à Copa, como no dia 30 o sorteio das chaves, para ampliar progressivamente a percepção do mundo acerca desse Brasil que nós estamos construindo, e garantir que, entre os legados, além da infraestrutura e da qualificação dos serviços, esteja um poderoso legado de imagem que amplia a atratividade do Brasil no mercado turístico internacional." LOC/REPÓRTER: Flávio Dino ressalta que, além do Ministério do Esporte, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex, devem fazer parte do desafio de usar Copa e Olímpiadas para promover o turismo brasileiro. De acordo com dados da Embratur, em 2010, o Brasil recebeu cinco milhões e cem mil estrangeiros, o que garantiu a entrada de seis bilhões de dólares no país.

Reportagem: Priscila Leite

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