Ministério do Esporte Senado lança Portal de Fiscalização da Copa de 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Senado lança Portal de Fiscalização da Copa de 2014

"Hoje, o Congresso Nacional dá mais um passo no sentido de estimular a fiscalização. Eu creio que é mais um passo para aumentar a transparência no Brasil", avaliou o ministro do Esporte, Orlando Silva

LOC/REPÓRTER: Foi lançado nesta quinta-feira, no Senado, o site Portal de Fiscalização da Copa de 2014. O portal vai servir para facilitar o controle social dos recursos públicos que vão ser aplicados na fase de preparação e durante os jogos do Mundial da FIFA no Brasil. Ficarão disponíveis informações como a previsão de investimentos e a fonte dos recursos - privados ou públicos -, gastos com infraestrutura na área de mobilidade urbana, com estádios e arenas esportivas. Além disso, qualquer cidadão vai ter acesso a prazos e metas fixados pelos organizadores da Copa, com as datas de início e de término de cada obra. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, que esteve presente ao lançamento do portal, analisa a iniciativa do Poder Legislativo.

TEC/SONORA: senador Rodrigo Rollemberg

"Foi ótima, foi o lançamento de um portal que trará todas as informações, com todos os detalhes sobre todas as obras da copa, que permitirá a qualquer cidadão brasileiro, de qualquer lugar do país, fiscalizar o andamento das obras."

LOC/REPÓRTER: O senador Rodrigo Rollemberg lembrou que o Tribunal de Contas da União participou da construção do portal, que vai disponibilizar, também, todas as licitações das obras, a Matriz de Responsabilidades da Copa e imagens dos locais de competição. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, quanto mais ferramentas de fiscalização, melhor para a gestão pública.

TEC/SONORA: ministro do Esporte - Orlando Silva

"Hoje, o Congresso Nacional dá mais um passo no sentido de estimular a fiscalização. Desde 2009, quando o presidente Lula assinou um decreto, ele já determinou que todos os gastos da Copa fossem publicados na internet. Existe o portal da transparência da CGU, existe um portal que é do Tribunal de Contas da União e esse portal do Congresso Nacional se soma a essas iniciativas. Eu creio que é mais um passo para aumentar a transparência no Brasil."

LOC/REPÓRTER: O ministro Orlando Silva destacou que o Brasil deve aproveitar a Copa do Mundo para melhorar sua infraestrutura, melhorar os serviços e promover o turismo, mas, também, para promover a democracia brasileira. Segundo ele, transparência e fiscalização demostram que o Brasil tem uma democracia madura e instituições que funcionam. Quem quiser ficar de olho em todos os detalhes do Mundial da FIFA deve acessar o Portal de Fiscalização da Copa de 2014, no endereço www.copatransparente.gov.br

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla