Ministério do Esporte Estudo projeta oportunidades para micro e pequenos empresários na Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Estudo projeta oportunidades para micro e pequenos empresários na Copa 2014

Uma análise encomendada pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas aponta possibilidades de negócios em nove setores, principalmente turismo, construção civil e tecnologia da informação

LOC/REPÓRTER: A Copa do Mundo FIFA 2014 é uma oportunidade em todos os sentidos. Oportunidade de o Brasil ser hexacampeão, de mostrar sua cultura, seu povo, suas tradições. Oportunidade também de aumentar a exportação, aquecer a economia e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos brasileiros. Mas é preciso saber como chegar lá e aproveitar ao máximo todos os benefícios de receber um Mundial da FIFA. Recentemente, o Sebrae encomendou uma pesquisa à Fundação Getúlio Vargas, que apontou grandes possibilidades em nove setores específicos. Entre os principais estão o turismo, a construção civil e a tecnologia da informação. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira, na sede do Sebrae, em Brasília, onde o Ministério do Esporte e o Sebrae firmaram um termo de cooperação técnica, com validade de quatro anos. O ministro do Esporte, Orlando Silva, ficou entusiasmado com o cenário apresentado pelo trabalho.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"Acredito que esse mapa de oportunidades que a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae, juntos, realizaram, deve servir como instrumento e deve servir para a construção de uma estratégia de proteção, de defesa e de estímulo aos pequenos empreendedores brasileiros. Essa é uma oportunidade que nós temos de estruturar e permitir que a dinâmica de geração de empregos e de desenvolvimento econômico que o Sebrae e os pequenos empreendedores brasileiros realizam também seja potencializada com a realização do Mundial."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o ministro Orlando Silva, o Sebrae terá um papel fundamental na qualificação e capacitação de micro e pequenos empresários brasileiros que vão prestar serviços, antes e durante a Copa de 2014. A estimativa é de que setecentos mil novos empregos diretos e indiretos sejam criados com o Mundial. Além de oferecer oficinas, o Sebrae quer aproximar os micro e pequenos empreendedores das grandes empresas, como explica o presidente da instituição, Luiz Barreto.

TEC/SONORA - Presidente do Sebrae, Luiz Barreto

"Nós temos que trabalhar para que os pequenos negócios possam crescer. Hoje eles participam com vinte por cento do nosso PIB, empregam quase sessenta por cento de toda a mão-de-obra do Brasil. E nós queremos que o Sebrae tenha um caráter indutor nisso: que a gente possa, nas doze cidades, trabalhar fortemente cada um dos setores, qualificando, e que a gente tenha um legado também. É evidente que o legado pra sociedade é ter um transporte público melhor, um sistema aeroporturário forte, arenas multiuso, mas também é um legado para a pequena empresa."

LOC/REPÓRTER: Ao falar de oportunidades nas cidades-sede da Copa, o presidente do Sebrae destacou que Brasília tem um forte potencial para explorar o turismo e a gastronomia. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressalta que a capital do País aproveita o calendário esportivo para construir o legado.

TEC/SONORA - Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz

"Vamos começar a capitalizar esses investimentos que estamos fazendo com essa grande exposição. Em 2013, vamos receber aqui a Copa das Confederações, que é um belo evento. Portanto, nós temos que correr - e começando pelo micro e pequeno empresário - para nos credenciarmos e aproveitar essa oportunidade maravilhosa: 2014, Copa do Mundo. Já em 2015, nós vamos receber a Copa América, que é uma grande exposição e desperta o interesse, não só da América do Sul, desperta o interesse do mundo."

LOC/REPÓRTER: Agnelo Queiroz acrescentou que o Distrito Federal está trabalhando para ampliar a capacidade hoteleira, melhorar a infraestrutura aeroportuária e inserir a capital do País no circuito cultural, ao entregar o Estádio Nacional de Brasília, que está sendo construído no lugar no antigo Mané Garrincha.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla