Ministério do Esporte Estádio Nacional de Brasília passa por vistoria de segurança antibomba para a Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Estádio Nacional de Brasília passa por vistoria de segurança antibomba para a Copa

Robôs, cães farejadores e equipamentos de ponta foram usados na checagem do novo estádio. Objetivo foi testar e aprimorar as buscas por explosivos nas arenas do Mundial da Fifa

LOC/REPÓRTER: Os ministérios do Esporte e da Justiça organizaram, nesta segunda-feira, a primeira vistoria antibomba em um estádio da Copa do Mundo Fifa 2014. A arena escolhida foi a da capital do País: o Estádio Nacional de Brasília, que está sendo construído no lugar do antigo Mané Garrincha. Os bombeiros e as polícias federal, civil e militar foram mobilizados para a ação em busca de explosivos. A operação contou com o uso de robôs, cães farejadores e equipamentos de última geração. O objetivo foi testar e aprimorar a vistoria que será feita nas outras onze cidades-sede, segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva "Não apenas nos preocupamos em cumprir compromissos, cronogramas, preparar estádios e as cidades, mas nos preocupamos em garantir um Mundial absolutamente seguro. Por isso incorporamos nesse plano de segurança que está sendo executado, inclusive, as melhores experiências internacionais, os melhores equipamentos disponíveis no dia de hoje e profissionais altamente preparados, sob coordenação do Ministério da Justiça, em parceria com a Secretaria de Segurança dos doze estados."

LOC/REPÓRTER: Ao visitar a construção do Estádio Nacional de Brasília, o ministro Orlando Silva disse estar satisfeito com o andamento das obras.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"O estádio em Brasília ter executado mais de um terço do seu programado é um resultado extraordinário e aumenta nossa confiança de que esse será um dos estádios que cumprirão plenamente o cronograma estabelecido com a Fifa. E, em dezembro de 2012, a cidade ganhará, o País ganhará uma arena de última geração, que vai cumprir todos os padrões estabelecidos com a Fifa e, dessa maneira, o Brasil mostra seu compromisso com a preparação do Mundial. Eu creio que Brasília, na medida em que cumpre com seu cronograma, se credencia fortemente para poder receber a abertura do Mundial em 2014."

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte lembrou que, além de Brasília, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte também estão na disputa pelo jogo de abertura da Copa do Mundo. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, afirmou que o tempo e um reforço na mão-de-obra vão ajudar a concluir o estádio no prazo.

TEC/SONORA - Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz

"Nós vamos ter um grande período de estiagem e isso dá grande tranqüilidade para o trabalho andar com velocidade. E nós ainda vamos adotar um terceiro turno também aqui na obra nos próximos dias. E isso indica que vamos entregar a obra no tempo que 'tá? combinado, com todo rigor, todas as exigências da Fifa."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o governador, Brasília vai conseguir entregar o estádio até o fim do ano que vem. Segundo a assessoria do consórcio responsável pela obra, dez por cento da estrutura da nova arena já foi construída e as primeiras arquibancadas começam a aparecer. O Estádio Nacional de Brasília terá capacidade para cerca de setenta mil pessoas.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla