Ministério do Esporte Ministério do Esporte começa por Curitiba o cadastramento de torcidas organizadas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério do Esporte começa por Curitiba o cadastramento de torcidas organizadas

A torcida do Atlético Paranaense vai ser a primeira; a partir da próxima segunda-feira, central montada na Arena da Baixada vai colher as digitais e cadastrar os integrantes.

LOC/REPÓRTER: O Ministério do Esporte começa, em Curitiba, o cadastramento dos integrantes das torcidas organizadas. Nesta terça-feira, a Câmara dos Vereadores da capital paranaense deu o pontapé inicial para os trabalhos. Prevista pelo Estatuto do Torcedor, a iniciativa busca garantir a segurança nos estádios brasileiros e faz parte do programa Torcida Legal - conjunto de medidas adotadas pelo poder público para coibir a violência no futebol. O cadastramento, efetivamente, começa na próxima segunda-feira, dia quatro de julho. As organizadas do Atlético Paranaense vão ser as primeiras a ser cadastradas. O Ministério Público estadual, parceiro do Ministério do Esporte no projeto, vai montar uma central na Arena da Baixada, estádio do Furacão, onde os torcedores devem comparecer, levando os documentos pessoais. As impressões digitais dos integrantes das organizadas vão ser colhidas por um sistema de identificação biométrica, parecido com o que é usado pela Justiça Eleitoral. Para o promotor público Maximiliano Deliberador, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, o cadastramento das torcidas organizadas vai deixar o mau torcedor de fora dos estádios.

TEC/SONORA: promotor da Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba - Maximiliano Deliberador

"Nós queremos diferenciar o bom torcedor do mau torcedor. Aquela pessoa que está indo no estádio bem intencionada não vai ter problema nenhum em se identificar, em se cadastrar. Pensando já nisso, nós fizemos um termo de ajustamento de conduta com todas as torcidas organizadas daqui de Curitiba, por onde começou esse trabalho, no seguinte sentido: só entra no estádio trajando o uniforme de organizada, só entra no estádio com os seus apetrechos, com suas bandeiras, para apoiar o time enquanto torcida organizada e só fica no espaço destinado quem estiver cadastrado."

LOC/REPÓRTER: O promotor Maximiliano Deliberador destaca que o empenho, tanto dos clubes, quanto das torcidas, é fundamental para o sucesso da iniciativa. O assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Reis Rocha, destaca que o cadastro nacional vai facilitar a aplicação do Estatuto de Torcedor, que criminaliza determinadas condutas, como invasão de campo ou briga entre torcidas.

TEC/SONORA: assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte - Alcino Reis Rocha

"Na medida em que a gente agora nacionaliza esse cadastro, estabelece parâmetros de cadastramento, coleta os dados dos associados através de parâmetros igualitários em todo país, vai ser uma importante arma para controle de acesso, eventual controle de acesso e, da mesma forma, identificação de pessoas que eventualmente se envolvam nos conflitos que, infelizmente, às vezes, acontecem em nossas estádios."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, a escolha de iniciar o cadastramento pela capital paranaense não é por acaso: em dois mil e nove, ao assistirem ao rebaixamento do Coritiba para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, na derrota para o Fluminense, torcedores revoltados invadiram o campo e promoveram um verdadeiro quebra-quebra. As torcidas organizadas do Coxa e do Paraná Clube são as próximas a serem cadastradas. Até julho do ano que vem, o Ministério do Esporte espera cadastrar os integrantes de quatrocentas e setenta e cinco torcidas organizadas.

Reportagem: Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla