Ministério do Esporte Diretor técnico da CPB festeja repasse de R$ 6,3 milhões para o esporte paraolímpico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Diretor técnico da CPB festeja repasse de R$ 6,3 milhões para o esporte paraolímpico

O dinheiro vai ser usado na preparação dos atletas brasileiros para o Parapan de Guadalajara e as Paraolimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro. Para Edilson Tubiba, o repasse do Ministério do Esporte representa um divisor de águas.

LOC/REPÓRTER: O esporte nacional acaba de ganhar mais um reforço. O Ministério do Esporte repassou para o Comitê Paraolímpico Brasileiro seis milhões e trezentos mil reais. Dinheiro que deve ser investido na preparação de atletas para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em novembro deste ano, os Jogos Paraolímpicos de Londres de dois mil e doze e as Paraolímpiadas do Rio de Janeiro de dois mil e dezesseis. Os recursos vão servir para contratar profissionais, comprar novos equipamentos esportivos, promover intercâmbios e bancar a participação brasileira em competições internacionais. Natação, hipismo, tiro esportivo, atletismo, futebol de cinco e judô são as modalidades beneficiadas. Para o diretor-técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Edilson Tubiba, o repasse do governo federal representa um divisor de águas.

TEC/SONORA: diretor-técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro - Edilson Tubiba

"Você ter a segurança de poder executar o seu planejamento, você ter a segurança de que vai poder trabalhar tudo o que você pensou para os seus atletas, se você vai garantir para o seu atleta condição de treinamento, condição de participação nas principais competições, isso já é uma mudança significativa. Então, esse é um divisor de águas."

LOC/REPÓRTER: De acordo com o diretor-técnico do CPB, o aporte de recursos coloca os atletas brasileiros em condições de brigar por mais medalhas nas próximas competições paraolímpicas, o que deve colocar o Brasil entre as cinco primeiras posições no quadro de medalhas, até dois mil e dezesseis. Entretanto, Edilson Tubiba destaca que a preocupação do Comitê Paraolímpico vai além dos Jogos do Rio de Janeiro.

TEC/SONORA: diretor-técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro - Edilson Tubiba

"Nós temos um planejamento estratégico, pensando no crescimento e pensando na consolidação do esporte - o que a gente vai deixar para depois de dois mil e dezesseis. Não adianta a gente chegar e ser quinto lugar nos jogos de dois mil e dezesseis e em dois mil e vinte cair para oitavo, nono, décimo, ou despencar lá para baixo. Então, todo esse trabalho é um trabalho de consolidação do esporte paraolímpico e o Ministério do Esporte tem sido peça fundamental nesse projeto junto com a gente."

LOC/REPÓRTER: O diretor-técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro acrescenta que outras modalidades paraolímpicas devem receber mais recursos do Ministério do Esporte. No total, a previsão é de que sejam repassados doze milhões de reais, beneficiando a esgrima, o rúgbi, o goallball e o halterofilismo. Segundo o Ministério do Esporte, a liberação desses recursos para o Comitê Paraolímpico é resultado do trabalho de uma força-tarefa da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, em dezembro do ano passado, para empenhar recursos de crédito suplementar aprovados pelo Congresso Nacional. Mais de noventa milhões de reais foram aprovados pelo Ministério, beneficiando atletas, confederações esportivas, prefeituras, universidades e entidades esportivas. Tudo para consolidar o esporte olímpico e paraolímpico de alto rendimento.

Reportagem: Francisco Júnior

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla