Ministério do Esporte Ministro participa de audiência pública sobre a Copa e volta a defender o RDC
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministro participa de audiência pública sobre a Copa e volta a defender o RDC

O fórum, organizado pelo sistema Confea/Crea-SP, reuniu prefeitos e outras autoridades, além de centenas de engenheiros e arquitetos, nesta terça-feira

LOC/REPÓRTER: O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou de uma audiência pública sobre o acompanhamento das ações para a Copa do Mundo Fifa 2014, nesta terça-feira, em São Paulo. Foi a 11ª reunião organizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) em cidades-sede do Mundial. Centenas de engenheiros e arquitetos, prefeitos e outras autoridades participaram do fórum, no Memorial da América Latina. O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, destaca a importância desses debates para a construção do chamado legado, as melhorias que serão entregues à população brasileira depois da Copa.

TEC/SONORA - Presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo

"É preciso que nós tenhamos aqui soluções pensadas dentro de uma visão macro, dentro do planejamento urbano, para que os resultados que nós vamos obter sejam aqueles que vão nos dar a perspectiva da continuidade do desenvolvimento brasileiro. São desafios que se colocam pra nós, e nós queremos colocar aqui o nosso sistema profissional, as nossas organizações profissionais à disposição do governo federal, do governo estadual, do governo municipal, para buscar as melhores soluções dentro da segurança e da qualidade desejada por todos nós."

LOC/REPÓRTER: O presidente do Confea também comentou que a categoria tem certa preocupação, do ponto de vista técnico, sobre o novo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), em discussão no Congresso. O ministro Orlando Silva explica que as novas regras para licitação foram baseadas em experiências mundiais de gestão e que os instrumentos de controle e fiscalização estão preservados no novo modelo.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte, Orlando Silva

"O Brasil tem regras claras com relação à transparência. E essas regras serão mantidas. Se você fizer a leitura básica do projeto que foi enviado ao Congresso Nacional, você vai perceber que há restrição de informações apenas durante o processo de licitação e apenas para aqueles que disputam a licitação. Que o que nós queremos é combater o conluio de empresas que fazem acordo, muitas vezes aumentando o valor mínimo de uma obra, de um investimento. Todos os órgãos de controle - o Ministério Público, os Tribunais de Contas, todos - terão acesso a todos os dados, inclusive ao orçamento, em qualquer tempo."

LOC/REPÓRTER: O ministro Orlando Silva elogiou a iniciativa do sistema Confea/Crea de promover as audiências públicas nas cidades-sede. Um dos temas debatidos se refere à "Infraestrutura para a Realização da Copa do Mundo Fifa 2014", do qual participou o coordenador das Câmaras Temáticas e assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Benin. Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o vereador Netinho de Paula - representando o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto - e o secretário de Turismo de São Paulo, Márcio Luiz França Gomes, que representou o governador do estado, Geraldo Alckmin.

De São Paulo, Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla