Ministério do Esporte Rio Grande do Norte debate sustentabilidade na preparação para a Copa de 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Rio Grande do Norte debate sustentabilidade na preparação para a Copa de 2014

A Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, criada em fevereiro deste ano, já firmou parcerias e está com vários projetos de preservação ambiental

LOC/REPÓRTER: O Rio Grande do Norte promete incluir o tema sustentabilidade na maioria dos projetos desenvolvidos para a Copa do Mundo Fifa 2014. Desde que foi criada, em fevereiro deste ano, a Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa de 2014 está debatendo vários projetos. Uma das primeiras ações do grupo foi a elaboração de uma matriz de análise de sustentabilidade. De acordo com a coordenadora da câmara temática estadual, que também é procuradora do Rio Grande do Norte, Marjorie Madruga, a ideia é fazer com que cada projeto do Mundial inclua medidas de preservação da natureza.

TEC/SONORA - Coordenadora da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marjorie Madruga

"Todos os projetos da Copa passarão por essa matriz, que vai orientar a elaboração dos projetos executivos, nos órgãos autorizadores das obras, dos projetos, e no licenciamento ambiental também. Posteriormente, nós vamos encaminhar pro Conselho de Meio Ambiente para dar, digamos, o respaldo legal para essa matriz. Mas ela é uma matriz que abrange todos os aspectos da sustentabilidade."

LOC/REPÓRTER: Marjorie Madruga comenta que as medidas, além de beneficiar o meio ambiente, vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

TEC/SONORA - Coordenadora da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marjorie Madruga

"Na área de mobilidade urbana, por exemplo, você vai ver se essa matriz 'tá? atendendo ao aspecto de sustentabilidade: se ela tem ciclovia, se ela tem passeio para pedestre, se ela 'tá? desrespeitando os direitos humanos no momento em que a construção dessa ciclovia - ou mesmo dessas rodovias - passa por cima de populações."

LOC/REPÓRTER: Segundo a coordenadora da Câmara Temática de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, o grupo quer incluir a sustentabilidade em todos os projetos ligados à Copa de 2014. O maior evento de futebol do planeta será excelente para divulgar não só o País, incentivar o turismo e fortalecer a economia, mas também dar bons exemplos ao resto do mundo. A reciclagem pode ser um deles e o Rio Grande do Norte está preocupado com o tema, afirma Marjorie Madruga.

TEC/SONORA - Coordenadora da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marjorie Madruga

"Vamos trabalhar a questão dos resíduos sólidos, começando, talvez, com a questão do lixo eletrônico, dos celulares, que é uma questão muito complicada e que há uma reciclagem baixíssima no mundo. Vamos fazer incubadoras, provavelmente, pra capacitar pessoas pra trabalhar com a desmanufatura do equipamento eletrônico."

LOC/REPÓRTER: Para a coordenadora da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte, as empresas públicas e privadas, as instituições e os governos devem trabalhar em conjunto para o sucesso da Copa. A câmara temática estadual já firmou algumas parcerias nesse sentido, como descreve Marjorie Madruga.

TEC/SONORA - Coordenadora da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marjorie Madruga

"Nós desenvolvemos um projeto de copa orgânica juntamente com o Sebrae, transformando toda uma comunidade de agricultores, familiares - porém, que não eram orgânicos - em orgânicos. Oitenta por cento de toda a produção de frutas de Natal vem dessa comunidade, então é um trabalho superimportante que contou com a participação do Sebrae, da Embrapa."

LOC/REPÓRTER: A coordenadora da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte, Marjorie Madruga, também mencionou uma outra parceria com o Sebrae para a inclusão da sustentabilidade em um projeto, voltado para a formação de empreendedores em cento e trinta e cinco escolas públicas. A expectativa é de que essas ações se estendam, também, às escolas particulares, um incentivo à consciência de sustentabilidade a todas as crianças e adolescentes.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla