Ministério do Esporte Ministério do Esporte sugere mudanças nas operações de câmbio durante eventos esportivos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério do Esporte sugere mudanças nas operações de câmbio durante eventos esportivos

"É preciso desburocratizar as transações e inibir à lavagem de dinheiro", diz assessor especial do Ministério do Esporte

LOC/REPÓRTER: Cada detalhe é fundamental para receber o Mundial da FIFA 2014. Aeroportos que suportem a quantidade de turistas que vão assistir à Copa do Mundo, hospedagem para todos, facilidade de acesso ao transporte e às estradas que levarão aos locais dos jogos, estádios bem estruturados e confortáveis para receber os torcedores. São muitas coisas para o Brasil fazer bonito na Copa, também fora do campo. Outra preocupação é com as medidas que devem ser adotadas para facilitar as operações de câmbio feitas por estrangeiros, durante os próximos eventos esportivos que o Brasil vai organizar - Copa e Olimpíadas de 2016. O Banco Central quer modernizar a legislação atual para facilitar as transações, sem descuidar do combate à lavagem de dinheiro. O assunto foi tema do seminário Câmbio Manual e Transferência de Pequenos Valores, nesta segunda-feira. O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, participou do seminário e comenta a importância desse debate.

TEC/SONORA: assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde "O Banco Central promoveu um seminário muito importante para que as trocas de moedas possam acontecer para atender todos os turistas que virão ao Brasil participar da Copa do Mundo 2014. O Brasil deu uma série de garantias a FIFA quanto pleiteou a realização da Copa do Mundo e uma delas dizia que em vários pontos nós vamos ter dólares, euros e franco suíço. O Banco Central tem tomado diversas medidas para que essas garantias sejam atendidas. O seminário debateu como expandir a oferta de locais que possam trocar essas moedas sem afrouxar a questão da lavagem de dinheiro."

LOC/REPÓRTER: Ricardo Gomyde disse ainda que o Banco Central autorizou, em fevereiro, que correios e casas lotéricas façam a troca de dólares, euros e francos suíços, ou o real. O assessor especial apresentou as sugestões do Ministério do Esporte para facilitar as operações de câmbio, durante o Mundial da FIFA.

TEC/SONORA: assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde "Propusemos que fosse desburocratizado a troca, porque mesmo para valores muito pequenos ainda é preciso apresentar o passaporte e todos os dados são repassados para aqueles que vendem até o Comitê Central. Então, há outros países como por exemplo na Inglaterra onde até três mil liras nada disso acontece."

LOC/REPÓRTER: Outra alternativa, segundo o assessor especial do Ministério do Esporte, é permitir não só as lotéricas e os correios, mas, também, que supermercados e restaurantes possam fazer operações de câmbio, facilitando a troca de moedas em pequenos valores - o que favoreceria o funcionamento do comércio.

Reportagem, Priscila Leite

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla