Ministério do Esporte Participe do Dia do Desafio: mexa-se!
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Participe do Dia do Desafio: mexa-se!

Mais de sessenta milhões de pessoas em todo o planeta se unem, nesta quarta-feira, para se exercitar. Criado no Canadá há vinte e oito anos, o movimento visa incentivar a prática de atividades físicas e chamar a atenção para importância das políticas públicas para o esporte e o lazer

LOC/REPÓRTER: Um dia que pode mudar a vida de muita gente, ou, pelo menos, transformar seus hábitos, costumes e, quem sabe, contribuir para a saúde mundial. Este vinte e cinco de maio, última quarta-feira do mês, é o Dia do Desafio, data em que milhões de pessoas no mundo inteiro param para dedicar alguns minutos à pratica de atividade física. E vale tudo: se alongar, subir escadas, caminhar, andar no parque, nadar, ir à academia, jogar aquela partida de futebol e por aí vai. O que importa é a pessoa estar em movimento, dedicando alguns instantes para fazer bem ao próprio corpo. O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em mil novecentos e oitenta e três, e chegou ao Brasil em mil novecentos e noventa e cinco. Desde então, o SESC de São Paulo assumiu a coordenação do evento no Brasil e, atualmente, também é o responsável pela organização da campanha em todo o continente americano. Quem está à frente desse trabalho é a gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo do SESC São Paulo, Maria Luiza Souza Dias. Ela observa que um dos objetivos do Dia do Desafio é fazer com que as pessoas abandonem o sedentarismo.

TEC/SONORA - Coordenadora do Dia do Desafio para o continente americano, Maria Luiza Souza Dias

"A princípio, a proposta era que as pessoas fizessem quinze minutos de atividade física ao menos. Agora, a gente percebeu que o importante é que a pessoa faça a atividade física, descubra através dessa mensagem que é levada no Dia do Desafio, que ela pode fazer o quanto ela achar importante, interessante. O importante é que isso se torne um hábito."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Maria Luiza Souza Dias, vinte e três das vinte e sete unidades da federação se inscreveram na campanha. Mas isso não significa que os moradores dessas outras regiões não-inscritas, como o Distrito Federal, não possam participar do Dia do Desafio. É possível praticar a atividade física em casa, no trabalho, na rua, e ainda registrar nos canais de comunicação da campanha. São dois sites: dáblio dáblio dáblio ponto Dia do Desafio ponto com ponto bê-érre e dáblio dáblio dáblio ponto facebook ponto com barra o dia do desafio, tudo junto. Para quem se pergunta sobre o nome da campanha, a explicação é a seguinte: uma forma encontrada para incentivar as pessoas a praticarem algum tipo de atividade física foi estimular uma competição mundial saudável entre cidades do mesmo porte populacional. Cinco municípios brasileiros participam da disputa. Entre elas está Porto Alegre, que vai concorrer com a cidade de Monterrey, no México, e Fortaleza, que vai competir com a norte americana Houston, no Texas. No total, é esperada a participação de quase quatro mil cidades no mundo inteiro - quase metade delas é brasileira. Maria Luiza Souza Dias ressalta que a competição não é o foco da campanha, e sim o estímulo à prática contínua do exercício físico.

TEC/SONORA - Coordenadora do Dia do Desafio para o continente americano, Maria Luiza Souza Dias.

"O mais importante pra nós, coordenadores, é o dia seguinte, é o que fica. E a gente percebeu aí, ao longo desses anos que a gente tem coordenado o Dia do Desafio, que muitas ações surgiram através do Dia do Desafio, tais como clubes da caminhada, programas de atividade física nas empresas, nas escolas."

LOC/REPÓRTER: A coordenadora do Dia do Desafio para o continente americano também lembrou que, além de melhorar a saúde, a prática da atividade física também melhora a autoestima de muita gente. Então, não fique parado nesta quarta-feira. Escolha a sua atividade física, nem que seja fazer um alongamento ou descer uma escada, e participe desse movimento mundial, que é Dia do Desafio.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla