Ministério do Esporte Entidades recebem bolas de futsal com guizo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Entidades recebem bolas de futsal com guizo

Doação melhora as condições de treinamentos, incentiva competições de futsal para cegos e prepara atletas para os Jogos Pararolímpicos de 2016

LOC/REPÓRTER: A seleção brasileira de futebol de cinco e mais de quarenta equipes nacionais de sessenta e quatro entidades filiadas à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, CBDV, vão receber, esta semana, pelos correios, gratuitamente, mil e quinhentas bolas de futsal com guizo. O objetivo é melhorar as condições dos treinamentos e competições nacionais, e, também, melhorar o desempenho dos atletas deficientes visuais nas Paraolimpíadas de 2016. A iniciativa também vai revelar novos talentos, através de entidades que trabalham com crianças e jovens cegos, que podem se tornar novos craques da modalidade. As bolas com guizo são produzidas pelo Programa Pintando a Cidadania, do Ministério do Esporte, como explica o gerente de Projetos, Gerêncio de Bem.

TEC/SONORA: gerente de Projetos do Ministério do Esporte - Gerêncio de Bem

"Hoje, já temos mais de 10 mil pessoas que jogam esse futebol no Brasil graças às bolas do Pintando a Liberdade, porque são distribuídas gratuitamente nessas entidades. Antigamente, teria que se importar essa bola da Espanha que custaria mais ou menos em torno de noventa e cinco dólares cada uma dessas bolas. E hoje, nós fazemos essa bola por um pouco mais de cinco, seis dólares. É a única bola da modalidade no mundo para o reconhecimento dos jogos oficiais."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Gerêncio de Bem, cinco mil bolas de futebol com guizo são produzidas, todos os anos, na unidade de Feira de Santana, na Bahia, com aproximadamente oitocentos trabalhadores que vivem em comunidades carentes da cidade. O material é suficiente para atender às atividades do Ministério do Esporte no Brasil e doações para outros países. Vale lembrar que a seleção brasileira de futebol de cinco coleciona vários títulos importantes. Foi bicampeã paraolímpica em 2004, em Atenas e 2008, em Pequim. Os atletas brasileiros também faturaram a medalha de ouro no Parapan de 2007 e colecionam três campeonatos mundiais: 1998, 2000 e 2010.

Reportagem, Priscila Leite

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla