Ministério do Esporte Técnicos envolvidos com os preparativos da Copa de 2014 se reúnem, em Brasília, para discutir em que pé estão as obras
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Técnicos envolvidos com os preparativos da Copa de 2014 se reúnem, em Brasília, para discutir em que pé estão as obras

Em quatro dias de reunião, representantes das doze cidades-sede, do governo e de bancos oficiais debateram os investimentos e o curso das obras nas áreas de mobilidade urbana, nos portos, aeroportos e estádios.

LOC/REPÓRTER: O governo federal está monitorando de perto os preparativos para a Copa de 2014. Durante quatro dias, em Brasília, autoridades dos ministérios do Esporte, do Planejamento e das Cidades receberam técnicos das doze cidades-sede e representantes da Infraero, do Tesouro Nacional, do BNDES e da Caixa Econômica Federal. A reunião serviu para debater em que pé estão as obras de infraestrutura para o Mundial da Fifa, observar as dificuldades e apontar as soluções, como explica um dos diretores do Ministério do Planejamento, Roberto Garibe.

TEC/SONORA - Diretor do Ministério do Planejamento, Roberto Garibe

"Sempre que vêm pra cá, as pessoas ficam um pouco animadas, que é o momento que a gente tem pra encaminhar a resolução de todos os gargalos que nós temos. Daqui sempre sai uma agenda de resolução de problemas. 2011 nós estamos vendo como um ano marcante em relação à organização da Copa. Resolvemos começar cedo, vamos dizer assim, a cobrança em relação às cidades-sede e em relação também às outras estruturas do governo federal que têm responsabilidades pela execução de investimentos estratégicos para a Copa. Pretendemos, daqui pra diante, produzir balanços trimestrais públicos, que é uma ideia da gente publicizar essa informação e dizer pra sociedade como é que tá sendo a organização da Copa."

LOC/REPÓRTER: De acordo com Garibe, essa foi a segunda reunião do grupo. A primeira ocorreu em setembro do ano passado e resultou no balanço, publicado em janeiro deste ano. O documento está disponível no site do Ministério do Esporte. O próximo relatório detalhado deve ser divulgado em maio. O assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, fala sobre a importância desse trabalho de acompanhamento das obras e dos investimentos.

TEC/SONORA - Assessor Especial de Futebol, Alcino Rocha

"A maior parte da execução dos financiamentos ou dos investimentos são feitos por conta das cidades da Copa. Cabe ao governo federal monitorar pra dar segurança ao País se aquilo será entregue ou não em 2014 - mas isso precisa ser claro - e, segundo, adotar um modelo que seja de transparência, pra que evite as especulações - especulações sobre a possibilidade do País realizar a Copa - e que a sociedade acompanha."

LOC/REPÓRTER: Alcino Rocha informou que, em geral, as obras mais adiantadas são as dos estádios. Dez das doze cidades que vão sediar o Mundial da Fifa já estão com as arenas em construção ou reforma.


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla