Ministério do Esporte No Dia da Natação, atleta paraolímpico dá exemplo de superação e mostra que é possível vencer limites, com apoio e força de vontade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No Dia da Natação, atleta paraolímpico dá exemplo de superação e mostra que é possível vencer limites, com apoio e força de vontade

Com o Oscar do Esporte e trinta e uma medalhas, em apenas 4 anos de competição, Daniel Dias diz que "limite, quem coloca somos nós mesmos"

LOC/REPÓRTER: A natação é também um estímulo para quem supera seus próprios limites. A prova disso são as medalhas conquistadas pelo atleta paraolímpico Daniel Dias. Ele já perdeu a conta de quantas conquistou, desde 2006, quando começou a competir. Por uma deficiência, ele não tem a perna direita nem os braços. Mesmo assim, é referência mundial. Em 2008, Daniel ganhou o Oscar do Esporte, que é o troféu Laureus. Ah, sobre as medalhas? São trinta e uma, sendo vinte e três de outro, 7 de prata e uma de bronze. Tudo isso em apenas quatro anos. O atleta faz uma reflexão sobre essas vitórias.

TEC/SONORA - Atleta Daniel Dias

"Graças a Deus tenho grandes conquistas, grandes medalhas conquistadas pro Brasil. Fico muito feliz com isso. Até digo que o limite, quem coloca somos nós mesmos. Então, quando acreditamos que somos capazes de realizar nossos sonhos, objetivos, a gente consegue chegar muito longe. Acredite, depende de cada um de nós, vá em busca de seus sonhos e não coloque limites de realização e capacitação. Esse é o principal: a gente acreditar em nós mesmos e ter muita fé em Deus. De repente, as coisas vão acontecendo."

LOC/REPÓRTER: Daniel Dias conta que, além de garra, ter apoio, em todos os sentidos, é fundamental para o sucesso de um atleta. O nadador paraolímpico participa do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Ele recebe uma ajuda em dinheiro por mês para ajudar nas despesas com o treinamento. Assim, o desempenho melhora e ele alcança, cada vez mais, o lugar mais alto no pódio. Assim como ele, outras trezentas e sessenta e seis pessoas que praticam a natação recebem a Bolsa-Atleta atualmente. Daniel Dias explica como a vida dele mudou com esse incentivo.

TEC/SONORA - Atleta Daniel Dias

"Na época que eu comecei é que eu encontrava dificuldades mesmo, porque não tinha ajuda, não tinha patrocínio. E hoje, graças a Deus, eu tenho patrocínio, tenho ajuda do governo, a Bolsa-Atleta. Tanto pra mim, como para quem tá começando, a Bolsa-Atleta é um grande incentivo pros atletas iniciantes e pra quem já tá a algum tempo no esporte profissional, no esporte de alto rendimento. Eu, como atleta, fico muito feliz em ter essa ajuda do governo, a gente vê que o governo tá incentivando o esporte e eu creio que é um grande caminho aí pra tirar muitas crianças de alguns caminhos aí que não valem a pena."

LOC/REPÓRTER: Daniel Dias treina de segunda a sábado. É uma semana cansativa, puxada, o que não compromete a dedicação dele ao esporte. As próximas metas? Alcançar as medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos de Guadalaraja, em novembro, e nos Jogos Paraolímpicos do ano que vem, em Londres.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla