Ministério do Esporte Representantes do Esporte e Lazer de 22 estados se reuniram, em Brasília, para conhecer os programas e diretrizes do Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Representantes do Esporte e Lazer de 22 estados se reuniram, em Brasília, para conhecer os programas e diretrizes do Ministério do Esporte

O encontro marcou a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer e serviu para a eleição da nova presidência da entidade

LOC/REPÓRTER: Secretários, gestores e representantes do Esporte e Lazer de 22 estados se reuniram nesta terça-feira, em Brasília, para conhecer os planos, programas, convênios e diretrizes do Ministério do Esporte. O encontro marcou a 1a Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer e serviu para a apresentação dos secretários que assumiram o cargo neste ano. Alguns deles são deputados que foram eleitos em outubro do ano passado. Outros são ex-atletas, como o secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe, que já defendeu as seleções gaúcha e brasileira de handebol. Kalil Sehbe está estreando a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, criada em janeiro deste ano. O secretário acredita que o fórum vai auxiliar o Ministério do Esporte e os próprios estados e municípios a caminharem numa mesma direção, quanto à implantação das políticas públicas.

TEC/SONORA - Secretário de Esporte e Lazer do RS, Kalil Sehbe

"Este fórum pode ser o braço direito de Sua Excelência, senhor ministro, de ajudar, determinar as políticas integradas de país. E a gente pode compartilhar conhecimento, podemos nos integrar numa política única de Brasil, voltada e apoiada e integrada por políticas federais, a política que o ministério tem adequado e feito. E, tu estando na política nacional, tu encurta caminho, tu vai em cima do que a conferência nacional definiu."

LOC/REPÓRTER: Kalil Sehbe disse que, apesar de a secretaria de Esporte e Lazer ser nova no Rio Grande do Sul, o governo local está empenhado em desenvolver e incentivar o esporte no estado. O ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve na reunião e falou da importância do fórum, diante da nova composição de representantes do Esporte no País.

TEC/SONORA - Ministro do Esporte Orlando Silva

"Eu diria que essa geração de gestores tem uma oportunidade extraordinária de afirmar esse fórum. E saibam que vocês terão aqui, no Ministério do Esporte, um parceiro permanente. Hoje nós já temos mais secretarias de Esporte do que tínhamos em qualquer outro tempo. Secretarias singulares, com muita gente ligada à política - entre 25 e 30 por cento dos atuais secretários são parlamentares. Eu creio que a soma dessas experiências, combinada com a renovação, gente nova, gente que vem de outras áreas inclusive, permitirá ao fórum produzir uma grande síntese."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva ressaltou que um dos principais focos do fórum, nesse momento, é fixar metas e trabalhar de forma integrada para alcançar os objetivos. Durante a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, os participantes elegeram a secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, para o cargo de presidente do grupo. Ela descreve algumas experiências que o Rio pode dividir com as outras unidades da federação.

TEC/SONORA - Secretária de Esporte e Lazer do RJ, Márcia Lins

"A gente tem um processo aí, desde os jogos Pan-Americanos, com a realização de eventos, o que deu certo, o que tem que ser repetido, o que que a gente tem que tomar cuidado... e ao mesmo tempo a gente tem muito o que aprender. A gente tem que aprender com todos os estados. E o fórum é isso, é o lugar de troca de experiências. A gente tem criatividade, a gente tem bons resultados, a gente tem bons projetos em cada um dos estados que estão representados no fórum. E é exatamente a divisão dessas oportunidades, desse conhecimento, dessa experiência, que vai fazer com que a gente aprimore todo o sistema necessário pra dar a dimensão ao esporte, que o esporte precisa ter."

LOC/REPÓRTER: Márcia Lins acrescentou que a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e outros grandes eventos esportivos têm prazos específicos e cronogramas a serem cumpridos e que, acima disso, esse momento deve refletir o empenho de toda a sociedade para impulsionar e qualificar o esporte no Brasil. Ao final da reunião, os representantes de 22 estados brasileiros também elegeram a vice-presidência do fórum, que será representada por um secretário de Esporte e Lazer de cada região do país, com exceção do Sul, que terá uma gestão compartilhada por dois secretários.

Reportagem, Natália Borges.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla