Ministério do Esporte JMPI: Pessoas com prioridade têm acessibilidade garantida na Vila dos Jogos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

JMPI: Pessoas com prioridade têm acessibilidade garantida na Vila dos Jogos

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

A Vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, oferece acesso a áreas preferenciais, conforme determina a legislação, para pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, com criança de colo, e para gestantes e idosos – chamadas de pessoas com prioridade. A estrutura montada é uma articulação entre a Agenda de Convergência, a organização do evento e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

A consultora para acessibilidade do PNUD, Suzana Dalet, explica que foi realizado um plano para a pessoa com prioridade. Ela pode escolher entre o acesso comum à Vila dos Jogos, pela entrada principal até a arena, onde há 40 assentos preferenciais na arquibancada, ou pode se dirigir à área reservada, um pouco mais distante de outras atrações da vila, mas com 280 lugares.

SONORA SUZANA DALET

Há um esquema de sinalização montado na cidade, com ajuda de secretarias municipais, para orientar essas pessoas a partir da Avenida Joaquim Teotônio Segurado.

A área reservada conta com 11 voluntários para acompanhar o fluxo. Cada pessoa com prioridade tem direito a um acompanhante. É importante observar que no local não há serviços, como os de bufê.

Vale ressaltar que a regra da lotação máxima vale para todos. Se na arena existem 5 mil lugares e 40 deles são para pessoas com prioridade, atingida essa capacidade, a arena fecha, e ninguém pode entrar, independentemente de ter prioridade ou não.

Com informações do Ministério do Esporte, de Palmas, Michelle Abílio

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla