Ministério do Esporte Rio 2016: Seleções de basquete em cadeira de rodas vivem a expectativa de jogar ao lado da torcida brasileira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Rio 2016: Seleções de basquete em cadeira de rodas vivem a expectativa de jogar ao lado da torcida brasileira

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

  

 

O basquete todo mundo conhece, né? Mas você sabia que nos Jogos Paralímpicos o basquete é em cadeira de rodas?

O esporte foi adaptado para pessoas com deficiência físico-motora. A estreia da modalidade em Paralimpiadas foi no ano 1960, em Roma.

As regras da modalidade foram adaptadas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF) e variam de acordo com o grau de deficiência dos atletas. A principal diferença está na composição das equipes. As cadeiras são especiais com ajustes e medidas padrões que são previstas na regra.  A cada dois toques na cadeira, o jogador deve quicar, passar ou arremessar a bola. As dimensões da quadra e altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico.

O Brasil possui equipes campeãs tanto no feminino quanto no masculino. Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, disputados o ano passado, o Brasil conquistou a medalha de bronze com as mulheres e o quarto lugar com os homens.

E já pensando nos Jogos Paralímpicos, este ano, no Rio de Janeiro, as partidas serão disputadas na Arena Carioca 1 e também na Arena Olímpica Rio.

Recentemente, a Arena Carioca 1, foi inaugurada com um jogo exibição de basquete em cadeira de rodas. O pivô Erick, esteve por lá, e aprovou as instalações.

SONORA ERICK

Quem também esteve por lá, foi o atleta Amauri Viana, que já vive a expectativa de jogar em casa, com a torcida a favor.

SONORA AMAURI VIANA

Lia Soares, eleita a melhor jogadora de basquete em cadeira de rodas, no Prêmio Paralímpico de 2015, e dona da medalha de bronze conquistada nos Jogos Parapan-americanos, fala da expectativa da equipe feminina neste ano olímpico.

SONORA LIA SOARES

A primeira partida de basquete em cadeiras de rodas nos Jogo Paralímpicos será dia 08 de setembro na Arena Olímpica do Rio. Os ingressos para as partidas estão disponíveis no Portal Rio 2016.

Com informações do Ministério do Esporte, Michelle Abílio 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla